Parceria impulsiona corridas de carros autônomos

Empresa de tecnologia é escolhida para ser fornecedora exclusiva de solução para georreferenciamento da categoria

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Parceria impulsiona corridas de carros autônomos
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Trimble, empresa de tecnologia focada em geolocalização, firmou parceria com a Roborace para fornecer soluções de georreferenciamento aos veículos da categoria. A disputa entre os carros elétricos autônomos terá início no mês de setembro.

A solução de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) dará aos veículos da Roborace maior precisão, já que serão guiados por um conjunto de satélites. “Estamos entusiasmados em anunciar esta aliança. A Trimble é líder no mercado e tem uma solução perfeita para nós”, afirmou Chip Pankow, CCO da Roborace.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Após testes durante eventos da Fórmula E, a Roborace organizou sua temporada Alpha em 2019. Ela consistiu em quatro corridas, com equipes independentes que competiam entre si. A série Beta foi disputada de setembro de 2020 a maio de 2021, e contou com 12 etapas e seis times.

 Os carros da Roborace se orientam por meio de elaborados radares e lidares
Roborace - corrida de carros autônomos
Legenda: Os carros da Roborace se orientam por meio de elaborados radares e lidares
toggle button

A categoria de carros autônomos, contudo, precisava de soluções ainda melhores de navegação. No ano passado, um veículo da Roborace bateu de forma bizarra durante testes realizados no circuito de Thruxton, na Inglaterra. Ao ter sua largada autorizada, o Devbot 2.0 - como é conhecido o carro da Roborace - não se fez de rogado, virou para a direita e encontrou o muro de proteção.

Outro carro autônomo não chegou a bater, mas rodou e acabou na grama. Vale dizer que os veículos que participam da Roborace se orientam por meio de elaborados radares e lidares (tecnologia óptica de detecção remota), mas se movem a altas velocidades.

Em 2017, numa corrida de exibição da categoria, em Buenos Aires, um Devbot atingiu a barreira de proteção. À época, um dos executivos da Roborace disse à BBC que incidentes como esse eram "fantásticos" para a categoria, pois fazem com que os analistas entendam melhor a Inteligência Artificial e os dados que a levam a tomar uma decisão equivocada.

Comentários