Pecados contra pneus de motos

Veja 8 erros absurdos cometidos pelos motociclistas
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Geraldo Simões
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Mesmo com a evolução dos meios de comunicação, assistimos a cenas absurdas com motos e carros que passam a impressão de que algumas pessoas simplesmente vivem em bolhas herméticas imunes à entrada de qualquer tipo de informação.


Neste semana, em apenas 50 metros, vi duas impressionantes, não só pelo inusitado, mas por ter como alvo o mesmo problema: os pneus de moto! Veja se não é assustador: Parado em um semáforo, vi um motociclista, aparentemente motofretista, montado em uma Honda CB 300, moto média de aproximadamente R$ 11.500. Na roda dianteira notei um pneu esquisito e consegui ler a marca (que nunca tinha visto). Até que foi possível ler na lateral "Remoldado". E o que mais assustou não foi isso, mas o fato de o pneu ser TRASEIRO! Isso mesmo, ele estava usando um pneu traseiro, remoldado, na roda dianteira!

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Menos de 50 metros depois, entrei em uma loja de pneus no Itaim, bairro comercial de São Paulo, e estranhei uma Harley-Davidson Dyna Super Glide 1600, de aproximadamente R$ 35.000, que estava trocando o pneu traseiro. Depois de olhar muito consegui identificar o que estava destoando: o pneu dianteiro era o pneu traseiro da Honda CB 500!


Percebe o tamanho do susto? Em menos de 50 metros vi dois motociclistas de níveis sociais, intelectuais e culturais totalmente diferentes, mas cometendo o mesmo absurdo de usar pneu traseiro na roda da frente! Se isso apareceu em uma amostragem microscópica, imagino o que deve acontecer em uma frota de um milhão de motocicletas, que é a atribuída para a cidade de São Paulo.


Ainda fico impressionado com a quantidade de erros que se comete com relação a pneus. Parece que tudo que já foi escrito, mostrado em filmes, ensinado em cursos não passou de palavras ao vento. Basta um simples clique no navegador de internet para ter acesso a uma montanha de informação, mas mesmo assim cometem-se erros inimagináveis. Só pra não dizer que fiquei apenas no conceitual, aqui vão (de novo) os erros mais cometidos com relação a pneus de motos!


1) Pneu remold ou remoldado - Nem deveria me estender neste assunto porque é PROIBIDO, ponto final! Substâncias ilícitas também são, mas muita gente usa. Então, é melhor explicar o motivo da proibição. Caso não se tenha notado, moto não é carro! Carro é carro e moto é moto (e vice-versa). Nos carros existem quatro pneus, se um deles falhar, ainda sobram três para segurar a barra. Motos só têm dois pneus, se um falhar... já era! Por isso, os pneus de carro (caminhões e aviões) são fabricados de forma a permitir o recapeamento, ou "remold". Já os pneus de moto, por uma questão de segurança, não são feitos para receber uma nova banda. Quando feita é uma GAMBIARRA perigosa e ilegal!


2) Rodízio de pneus - Hoje em dia não se faz nem em carros, mas tem gente que coloca um pneu traseiro "meia-vida" na roda dianteira. Como as motos têm apenas duas rodas, uma das funções do pneu dianteiro é abrir caminho no piso molhado para o pneu traseiro tracionar melhor. O pneu traseiro é desenhado de forma a receber a tração que vem do motor, e o pneu dianteiro não recebe tração, ele apenas rola e freia. Além disso, o pneu dianteiro é mais fino para funcionar como uma lâmina que corta a superfície de água. Se usar um pneu traseiro na frente, a moto pode até aquaplanar!


3) Pneu mais largo - Nos carros, os pneus mais largos ajudam a dar mais estabilidade (dentro de critérios) porque nas curvas ele tende a escorregar lateralmente quando atinge o limite. Se aumentar a área de borracha, o pneu vai oferecer mais resistência ao atrito mecânico e o carro deslizará menos para os lados. Já as motos vencem a inércia inclinando-se para o lado interno da curva. Não adianta usar pneu mais largo porque a roda será a mesma e o pneu ficará deformado. Muito motociclista alega que o pneu novo mais largo melhorou a estabilidade. Na verdade não foi a largura que ajudou, mas o fato de ser NOVO! Qualquer pneu novo é melhor que um gasto!


4) Inverter o lado - Isso acontece mais com quem usa motos em pistas. O que é mais preocupante ainda, porque quem tem a pretensão de ser um piloto de motovelocidade deveria procurar se informar melhor. Algumas pistas têm curvas mais para um lado, e o piloto "espertão" e muquirana inverte o sentido de rotação para aproveitar o resto de borracha. Isso implica em um problema bem sensível, porque em determinado momento as curvas para um lado ficarão bem mais "escorregadias". Mas o pior é que os pneus são colados com as fibras sempre num sentido único. Se inverter o sentido de rotação pode deformar a banda como se fosse um ralador de queijo.


5) Recauchutar - Pneus de alta performance não aceitam remendos: furou, trocou! Em caso de emergência pode-se usar os remendos a frio para chegar em casa, mas se for passar de 250 km/h o remendo pode simplesmente espirrar longe!


6) Calibragem - O melhor amigo do motociclista é o Manual do Proprietário, mas como as fábricas sabem que ninguém lê, espalham adesivos com informações pela moto. Uma delas é a calibragem. Tem a pressão para rodar sozinho e com garupa. Fora isso não altere e lembre-se que depois de aquecidos os pneus inflam por causa da água que tem na atmosfera. Isso é normal, não mexa! Calibre os pneus frios e deixe como está.


7) Aquecimento - Pneus, especialmente os esportivos, funcionam melhor quando aquecidos. Ao sair de casa não acelere com muita vontade!


8) Pneu novo - No processo de fabricação os pneus são revestidos com um produto ‘desmoldante’, uma espécie de cera. Nos primeiros quilômetros essa cera pode deixar os pneus escorregadios, portando nada de acelerar com a moto inclinada por pelo menos 50 km. Esse produto sai por atrito e calor. Se fizer as primeiras curvas com cuidado não há com que se preocupar!


Agora, por favor, se você, leitor, tiver algum amigo motociclista mande essa matéria pra ele, só para depois ele não falar que não sabia!


As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.


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