Peças de museu: os Fusca históricos na Garagem VW

Conheça as unidades do besouro que que fazem parte do acervo de automóveis históricos da Volkswagen do Brasil

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Evandro Enoshita
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O Fusca é um dos carros mais emblemáticos da história do mercado automotivo brasileiro. O Volkswagen começou a ser montado por aqui em 1953, ainda com peças importadas, e virou nacional a partir de 1959.

Nesta primeira fase, foi produzido na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até 1986. Em 1993, a produção do modelo foi retomada, sendo encerrada definitivamente três anos depois. No total, mas de 3,1 milhões de unidades do Fusca foram comercializadas no Brasil.

Conheça a seguir os três exemplares do Fusca preservados na Garagem VW, o acervo de carros históricos mantido pela Volkswagen na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

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Os Fusca preservados na Garagem VW:

Volkswagen Fusca 1986
Este Volkswagen Fusca 1986 saiu da linha de montagem direto para o acervo da marca
Crédito: Divulgação
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Fusca 1986

O Fusca mais antigo da coleção é um exemplar praticamente zero-quilômetro, que saiu da linha de produção direto para o acervo de automóveis da Volkswagen.

Todo original, o carro, equipado com um motor 1.6 a etanol de 57 cv, foi um dos últimos exemplares produzidos na primeira fase do besouro no mercado brasileiro.

Volkswagen Fusca 1993
Este Volkswagen Fusca 1993 é o Itamar de chassi número 001
Crédito: Divulgação
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Fusca 1993

A Volkswagen retomou a produção do besouro em 1993, a pedido do então Presidente da República, Itamar Franco. Por isso mesmo, esses carros da segunda fase ganharam o apelido de "Fusca Itamar".

O "Itamar" da coleção da Volkswagen não é um dos disputadíssimos Série Ouro, que marcaram o encerramento dessa segunda fase, em 1996. Mas é um carro para lá de especial: é o exemplar de chassi "001".

Volkswagen Fusca 1996
Este Fusca 1996 foi transformado em conversível pela Sulam
Crédito: Divulgação
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Fusca 1996 conversível

O Fusca 1996 da coleção da Volkswagen não é um Série Ouro, mas é uma raridade: um dos três exemplares da última leva de produção do besouro que, a pedido da fabricante, foram transformados em conversível pela Sulam.

Outro diferencial desse carro é o motor 1.6 a ar com injeção eletrônica de combustível. Sistema que nunca equipou o Fusca brasileiro, mas que já era usado, na época, no carro produzido no México. Foi no país da América do Norte, aliás, que foi produzido o último exemplar do besouro original, em 2003.

Cerfificado Vw
O Certificado VW é um documento com informações de produção dos clássicos nacionais da marca
Crédito: Divulgação
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Certificado VW

A Volkswagen emitiu o Certificado VW dos três Fusca no acervo da Garagem VW. O documento oficial, que passou a ser oferecido em dezembro de 2023 pela marca, funciona como uma espécie de certidão de nascimento do veículo.

Nesse certificado, que pode ser pedido por donos de carros nacionais da Volkswagen produzidos a pelo menos 20 anos, constam informações como a numeração de motor e eixos, além da data de produção e cor original de fábrica. Todos dados levantados por um time de pesquisadores nos arquivos da Volkswagen.

O documento custa R$ 500 e deve ser pedido no site da Volkswagen. O valor arrecadado é revertido para a manutenção dos veículos da Garagem VW e para a restauração de 50 veículos que futuramente serão adicionados na coleção.

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