Peugeot 2008 GT: 3 razões para ter e 3 para passar

A versão topo de linha do SUV encanta pelo visual e por outras qualidades. Mas será que é o carro certo para você?

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Evandro Enoshita
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Apesar de ser a versão topo de linha do Peugeot 2008, a configuração GT briga na mesma faixa de preço das versões intermediárias de concorrentes diretos como o Volkswagen T-Cross, o Honda HR-V e o Hyundai Creta.

Com preço de tabela de R$ 173.990, é R$ 2.500 mais caro que um T-Cross Comfortline e custa exatos R$ 8.090 a mais que um HR-V EXL. Por outro lado, é R$ 7.230 mais acessível que um Creta Platinum.

E para disputar espaço com a concorrência, além do design bem chamativo, o Peugeot 2008 GT também tem um motor 1.0 turbo que entrega bom desempenho. Confira a seguir os outros pontos em que o SUV agrada. E aqueles que podem fazer você repensar a compra.

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    O visual ousado da carroceria é um dos pontos fortes do Peugeot 2008
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    Peugeot 2008: razões para comprar e para passar

    Razões para comprar

    1. Futurista e sofisticado

    Goste você ou não, o Peugeot 2008 tem um visual bastante chamativo.

    Da carroceria às futuristas rodas de 18 polegadas, o SUV compacto da marca francesa se diferencia dos outros primos da Stellantis pelas linhas ousadas e por parecer um produto bem mais caro e sofisticado do que é.

    Na cabine, o Peugeot 2008 também impressiona pelo visual ousado
    Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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    2. Interior impressionante

    Mesmo com aquele padrão de plásticos - simples - típico dos compactos do Mercosul, o argentino 2008 também enche os olhos na cabine. Ali vemos linhas arrojadas e elementos como o belo painel digital com efeito 3D.

    Mas uma coisa que eu curto muito nos Peugeot 2008 é o layout chamado pela fábrica de i-Cockpit. Bem diferente do tradicional, é marcado pelo quadro de instrumentos que é visto por cima do volante.

    3. Desempenho

    O Peugeot 2008 é feito para quem curte guiar. Tem direção direta e com peso na medida, e suspensão bem equilibrada. Mas o melhor é o conjunto mecânico - composto pelo motor 1.0 turbo de 130 cv e por um câmbio automático continuamente variável (CVT) -, que está entre os mais bem afinados nessa faixa de preço.

    Mesmo sem o modo Sport acionado, o propulsor de três cilindros trabalha sempre cheio e está sempre pronto para responder ao menor toque no acelerador. É tão ágil que nem parece estar casado a uma transmissão do tipo CVT, que normalmente entrega melhor consumo que performance.

      O motor 1.0 turbo e o câmbio CVT entregam respostas mais rápidas do que se imagina
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      Razões para repensar a compra

      1. Pacote ADAS

      Um carro com visual tão arrojado bem que merecia um pacote ADAS à altura. Apesar da presença de itens como alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente de manutenção em faixa e monitor de pontos cegos nessa versão GT, o controlador automático de velocidade do 2008 é do tipo convencional.

      Isso não acontece no Honda HR-V EXL, que, além do controlador adaptativo de velocidade, também tem um pacote ADAS com assistente de centralização em faixa.

      O porta-malas é amplo, mas o espaço para os passageiros é mediano
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      2. Espaço interno

      O Peugeot 2008 melhorou nesse quesito em relação ao antecessor. O porta-malas, com capacidade para 419 litros, é um ponto alto. Mas o espaço para os passageiros ainda é mediano. Uma família como a minha, com um filho pequeno, até se acomoda bem. Mas há modelos que oferecem área mais ampla na mesma faixa de preço.

      A opção para quem precisa de um SUV compacto com mais espaço para os passageiros é o Volkswagen T-Cross Comfortline, que tem entre-eixos 4 cm mais longo. Já para quem precisa de mais porta-malas, uma opção é o Renault Duster Iconic, de R$ 171.290, que tem um bagageiro com capacidade para 475 litros.

      A lista de equipamentos é completa. Mas há carros mais recheados por apenas um pouco a mais
      Crédito: Evandro Enoshita/WM1
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      3. Equipamentos de série

      Não dá para dizer que o Peugeot 2008 seja um carro pelado. Pelo contrário! Tem itens como seis airbags, pacote ADAS, faróis de LED, ar-condicionado automático, chave presencial, carregador por indução, teto solar panorâmico, câmera 360º, painel digital e bancos de couro.

      Porém, mesmo custando mais caro, o Creta Platinum tem uma lista mais recheada de equipamentos - que mais que justificam a diferença de preço. Além do ar-condicionado de duas zonas e com saída de ar para a traseira, o Hyundai tem a mais o controlador adaptativo de velocidade, assistente de centralização em faixa, banco do motorista ventilado e o pacote de serviços conectados Bluelink.

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        Tags:Peugeot
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