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Peugeot e Citroën lançam seus furgões elétricos

Conheça o ë-Expert e o ë-Jumpy, versões plugadas dos veículos de carga que acabam de chegar ao mercado brasileiro

por Fernando Miragaya

A Peugeot e a Citroën começam juntas a ofensiva elétrica no mercado de veículos comerciais. As duas marcas francesas lançam, ao mesmo tempo, o ë-Expert e o ë-Jumpy, as variantes sem motor a combustão dos seus furgões de carga. Os modelos prometem autonomia de até 330 km e têm preço inicial de R$ 329.990.

Os furgões elétricos que serão importados para o Brasil são feitos sobre a mesma plataforma modular EMP2 e usam motor elétrico alimentado por baterias de 75 kWh. Desta forma, os modelos têm potência equivalente a 136 cv e torque instantâneo de 26,5 kgf.m. Segundo a Stellantis (dona da Peugeot e Citroën), tanto o ë-Expert como o ë-Jumpy podem chegar a 130 km/h e tem autonomia de 330 km "em condições ideais de uso".
Por isso, entende-se andar em pistas predominantemente planas e na opção de condução Eco (as outras duas são Normal e Power). E também com o B-Mode ativado, o sistema que, ao tirar o pé do acelerador, faz o carro desacelerar forte (como um freio motor) sem a necessidade de acionar o pedal de frenagem e com otimização da energia liberada por essas desacelerações em prol das baterias.
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As dimensões dos furgões elétricos são as mesmas dos modelos a combustão. O compartimento de carga tem 1,90 metro de altura, 1,25 m de largura. São 6.600 litros de volume, mas a capacidade de carga é de até 1 tonelada, o que permite que portadores de CNH categoria B dirijam o veículo.

Carregamento


Os fabricantes fizeram uma parceria com a Weg, que fará uma consultoria específica para cada empresa ou frotista que adquirir os furgões elétricos. Segundo as marcas, a empresa cuidará da infraestrutura com estações de recarga de corrente contínua de 30 kWh para toda a frota zero combustão.
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Na Europa, os furgões elétricos são carregados em tomadas comuns aterradas de 220V em até 23 horas. Os dois modelos vêm com conversores trifásicos, e em carregadores domésticos nesta corrente esse tempo carga cai para até 7 horas. Já a Stellantis Latam diz que, em carregadores rápidos, é possível obter 80% da autonomia em até 45 minutos.

A linha também terá disponível a plataforma Cart, com localização e informação sobre os pontos de recarga pública disponíveis no país. O serviço estará disponível na central multimídia com tela de 7", que agrega câmera 180 graus - o item é opcional, mas o preço divulgado já inclui o equipamento.

Ponte aérea


Os furgões elétricos começam a ser vendidos apenas em concessionárias do Rio e de São Paulo, que terão os chamados ë-Centers. As marcas, porém, prometem para, até maio de 2022, credenciar pelo menos mais 10 revendas capacitadas para receber veículos elétricos e ampliar a rede gradativamente em todo o país.
De qualquer forma, Peugeot e Citroën disponibilizarão uma central de atendimento 24 horas, sete dias por semana, para os clientes dos furgões. Por falar em pós-venda, as duas montadoras acenam com um plano de revisões 60% mais barato que os modelos a combustão. Confira os preços das manutenções:

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