Há décadas que a sigla GTI é sinônimo de carro esportivo. Embora aqui no Brasil ela tenha sido imortalizada nos icônicos Volkswagen Gol e Golf GTI, lá na Europa outra marca que também usou e abusou dela foi a Peugeot, com carros como o 205 GTI e o 206 GTI. Agora, chegou a hora de novo 208 GTI tocar essa história para frente. Mas com uma importante diferença.
Mostrado pela marca francesa por ocasião da corrida 24 Horas de Le Mans, esse novo Peugeot 208 GTI é o primeiro da linhagem a trocar um motor a combustão por um propulsor elétrico. Mas esqueça os pouco mais de 130 cv de potência do e-208 que chegou a ser vendido por aqui.

Ainda que plugado, esse GTI elétrico tem um propulsor de 280 cv de potência, que permite ao (hot) hatch elétrico acelerar de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e atingir os 180 km/h de velocidade máxima
Aliás, esse é o primeiro automóvel a bateria projetado pela Peugeot Sport, o braço esportivo da marca francesa. Por isso mesmo, os freios - com discos nas quatro rodas - e a suspensão do e-208 também foram retrabalhados para aguentar a cavalaria extra.
Tudo isso combinado a uma carroceria 3 cm mais baixa e com bitola 5,6 cm mais larga que a do e-208 comum. Os detalhes em vermelho estão por toda parte: nas rodas de 18 polegadas, na carroceria e até na cabine, que tem forrações em couro e Alcantara.
Além do bom desempenho, esse 208 GTI também vai bem como um carro elétrico. Com uma bateria de 54 kWh - que pode ser carregada de 20% a 80% em menos de 30 minutos, o hatch esportivo pode rodar até 350 quilômetros (ciclo WLTP) sem precisar parar para recarregar.