O canal de notícias da Webmotors

Picape Tesla Cybertruck pode ser ilegal na Europa

Modelo pode não atender exigentes requisitos de segurança do Velho Continente e ser barrado de chegar ao mercado europeu

por André Deliberato

Um detalhe curioso na reportagem dos nossos parceiros mexicanos do Autologia nos chamou a atenção. Acredite: a picape Tesla Cybertruck, que mal foi apresentada, poderá ser ilegal na Europa.
Mas por que? Segundo um especialista em homologação do Velho Continente, a aparência retro-futurista da picape, bem como seus painéis de aço inoxidável, representam um problema.

Segundo entrevista de Stefan Teller, especialista europeu em questões de homologação, para o portal Automobilwoche, a Cybertruck precisaria de "importantes modificações em sua estrutura básica", pois seu conceito "contradiz a filosofia comum de segurança na Europa".
Tem carro da Tesla na Webmotors! Venha conferir as ofertas
A Europa, como é sabido, aplica muito mais regras e regulamentos a carros particulares antes que estes possam ser vendidos ao público em geral quando se comparada aos Estados Unidos - e isso varia desde equipamentos de segurança tipos de iluminação ou formato de retrovisores, por exemplo.

PORROU? TEM QUE DEFORMAR

O especialista também enfatizou que a frente da Cybertruck com painéis de aço inoxidável não é deformável e essas forças de impacto que, em caso de acidente, passariam a ser transmitidas diretamente aos passageiros, a tal ponto que nem mesmo airbags seriam úteis.
Além disso, para Teller, a frente retilínea da picape em particular também representa um problema em termos de proteção para pedestres.
Uma maneira para não precisar cumprir essas imposições é a Tesla vender a Cybertruck sob a figura de um veículo blindado especial, mas isso só poderia acontecer se ela fosse vendida em volumes muito pequenos, o que certamente não deve estar nos planos de Elon Musk, dono da Tesla.

Comentários

Carregar mais