Pietro Fittipaldi disputará o grande prêmio do Sakhir, penúltima etapa do mundial de Fórmula 1 deste ano, pela Haas. Neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, o piloto substituirá Romain Grosjean, que sofreu grave acidente no último domingo (29). O francês sofreu queimaduras de segundo grau nas mãos após ter escapado de incêndio provocado por uma batida na primeira volta do GP do Barein.
Piloto de testes da Haas, Pietro será o 32º brasileiro (e o primeiro desde 2017) a participar de um grande prêmio da principal categoria do automobilismo mundial. "Após termos decidido que o melhor para Romain seria ficar de fora de pelo menos uma corrida, a escolha do Pietro (como seu substituto) foi bem fácil", disse Gunther Steiner, chefe da equipe norte-americana.

Steiner disse ainda que o brasileiro tem familiaridade com o VF-20, bólido da Haas, e com a equipe. Pietro é reserva do time já faz duas temporadas. "Ele sempre foi muito paciente, mas sempre esteve preparado para essa oportunidade. É por isso que o queremos no carro. Tenho certeza que fará um excelente trabalho. É desafiador ser chamado de última hora, mas acredito que essa é a melhor decisão a ser tomada pela Haas", reiterou o chefe da escuderia norte-americana.
Campeão da Fórmula V8 Series em 2017, Pietro também já correu pela Indy e participou de provas de Endurance e também da DTM. Além de 32º brasileiro na F1, ele é o quarto Fittipaldi a disputar a categoria. Emerson e o irmão Wilson correram durante a década de 1970. Já Christian, filho de Wilson, esteve na Fórmula 1 entre 1992 e 1994.
Pietro Fittipaldi pilotou os carros da Haas de 2019 e 2020 em sessões de treinos livres e pré-temporada. No ano passado, o brasileiro completou 135 voltas nos testes para jovens pilotos em Abu Dhabi. No total, Pietro já deu 422 voltas com um fórmula 1. Além de ter guiado em Yas Marina, também correu em Sakhir e em Barcelona.
"O mais importante é que Romain está seguro, está bem. Estamos felizes que os ferimentos tenham sido leves, pois o acidente foi assustador. Não é a melhor circunstância para estrear na Fórmula 1, mas sou extremamente grato ao Gene Haas (dono da equipe) e ao Gunther Steiner por me colocarem no carro neste fim de semana", disse Pietro.
O brasileiro disse ainda que tem "acompanhado bastante o time nesta temporada, tanto nas pistas quanto no simulador" e, por isso, está familiarizado como a equipe opera. "Será incrível largar pela primeira vez na Fórmula 1. Darei meu máximo. Já estou ansioso para o primeiro treino livre na próxima sexta-feira", comentou Pietro.
A etapa de Sakhir é a penúltima desta temporada, que ainda terá o grande prêmio de Abu Dhabi. A tendência é que Romain Grosjean, que deixa a categoria este ano, esteja de volta ao cockpit do seu Haas VF-20 em Yas Marina.



Email enviado com sucesso!