Pirelli lança pneu de base biológica e reciclada

Novo P Zero tem mais de 70% de materiais como sílica derivada de casca de arroz e até aço reciclado oriundo de sucata

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Pirelli lança pneu de base biológica e reciclada
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Pirelli lançou o primeiro pneu de produção em série do mundo que é feito com mais de 70% de materiais de base biológica e reciclados. O composto inclui borracha natural com certificação da Forest Stewardship Council (FSC).

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Essa certificação atesta o gerenciamento responsável da cadeia de suprimento de borracha natural, da plantação à fábrica. Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas fábricas da Pirelli na Europa será certificada pelo FSC.

    Desenvolvido em uma versão específica para a Jaguar Land Rover (JLR), o novo pneu é um Pirelli P Zero e estará disponível inicialmente para modelos da Ranger Rover que usam rodas com aros de 22 polegadas.

    O pneu apresentará a marca FSC juntamente com o logotipo característico que identifica os pneus Pirelli fabricados com mais de 50% de materiais de base biológica e reciclados, conforme verificado pelo órgão de certificação independente Bureau Veritas.

    A FSC, aliás, é uma organização internacional, não governamental, independente e sem fins lucrativos. Foi criada em 1993 para promover o manejo responsável das florestas.

    O pneu Pirelli P Zero é o primeiro no mundo com base biológica e em reciclados
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Materiais inovadores

    O desenvolvimento do novo P Zero representou um desafio significativo para o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli: combinar Ultra-High Performance (UHP) com um alto teor de materiais de base biológica e reciclados, que incluem:

    Fazem parte do composto usado na produção do novo pneu materiais como, por exemplo, o aço reciclado, que é proveniente parcialmente da fusão de sucata metálica - em vez de matérias-primas virgens, porém mantendo as propriedades mecânicas do aço virgem.

    Outro material é a sílica derivada de casca de arroz, obtida a partir de resíduos do processamento de arroz. É utilizada em compostos da banda de rodagem para garantir alta performance em piso molhado.

    O novo pneu também tem reaproveitamento de negro de fumo, que é produzido por meio de óleo de pirólise obtido de pneus em fim de vida útil. E, ainda, polímeros biocirculares, fabricados com monômeros derivados de óleo de cozinha usado ou óleo de pirólise - substituindo os polímeros de origem fóssil.

    Outros componentes são as bio-resinas, plastificantes à base de plantas que ajudam a otimizar o equilíbrio entre performance em piso seco e molhado.

    A marquinha com duas setas e direções opostas mostra que o pneu tem a nova tecnologia
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Tudo começou em 2021

    Em 2021, a Pirelli produziu o primeiro pneu feito com borracha natural com certificação FSC. A colaboração com a JLR representa uma nova iniciativa para aumentar a proporção de materiais reciclados e de base biológica nos pneus, marcando mais um passo à frente rumo à sustentabilidade.

    Além disso, este produto também servirá como um laboratório de testes para a inovação em materiais, já que a porcentagem de componentes com baixo impacto ambiental deve aumentar ao longo do tempo.

    Já em 2024, a JLR se tornou a primeira fabricante de automóveis a equipar seus veículos com pneus Pirelli contendo 100% de borracha natural certificada pelo FSC.

    Aproveite também:

      Mega Feirão Webmotors

      O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?

       

      Comentários