Depois de problemas no software relatados com a 8ª geração do Golf e também com o ID.3, a Volkswagen, enfim, parece ter colocado nos trilhos o projeto da nova plataforma SSP. Tudo indica que a base para os carros elétricos da marca, que teve seu lançamento "adiado" em dois ou quatro anos, dependendo do modelo, deve chegar ao mercado dentro até 2026.
De acordo com informações do site Carscoops, o CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, disse durante um evento com investidores, essa semana, que a nova plataforma chegará neste prazo de três anos. E foi além, ao revelar que os carros montados sobre ela poderão ter até 1.700 cv de potência. A capacidade é bem superior aos 1.100 cv já divulgados.
Outra promessa feita pelo CEO no evento fala direto sobre a questão da capacidade de recarga dessa nova geração de elétricos. Blume diz que a plataforma permitiria aos modelos um carregamento super rápido, com recarga de 10% a 80% em apenas 12 minutos - cerca de um terço do tempo levado pelos modelos da atual plataforma MEB EV da Volks.
A tecnologia, contudo, só estará disponível em uma pequena parcela da lista de elétricos previstos pelas marcas do grupo alemão. Nesses modelos mais caros, será usada a nova arquitetura de célula universal da Volkswagen, enquanto nos demais modelos serão mantidas as baterias de lítio LFP.
Dentro das marcas do grupo, a Volkswagen ficará com as versões mais baratas da plataforma, enquanto a Audi deve trabalhar nas intermediárias e a Porsche nas variantes mais caras.
Também é esperado que esses modelos da nova leva de elétricos do grupo Volkswagen tenham o "nível 4" de sistemas autônomos - a categoria máxima que um veículo ainda capaz de ser guiado por um motorista pode ter.
Nesse nível, os carros podem operar sozinhos e têm capacidade de "tomar decisões" baseados na Inteligência Artificial, mas também podem solicitar a ajuda do motorista em algumas ações. Nessa condição, o motorista não precisa manter 100% o foco na via. Ou seja, pode ler, olhar o celular e até descansar enquanto a máquina conduz.
É claro que ainda há problemas que devem ser considerados, como a direção em condições climáticas adversas, como enchentes e outras situações.
O caminho até a chegada da nova plataforma da Volkswagen ainda é longo. Dois anos e meio separam a atual MEB, que ainda deve receber uma atualização, da nova base. Se tudo der certo, a novidade chegará em 2026.



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