Essa é para quem acha que pneus não fazem tanta diferença assim. Porsche e Michelin desenvolveram, juntas, um novo pneu batizado de Michelin Pilot Sport Cup 2 para o esportivo Carrera GT. E o resultado nos testes foi surpreendente.
Segundo as duas empresas, a 200 km/h com o novo pneu o carro precisou de 12 metros a menos que antes para chegar à inércia, depois que os freios foram acionados. A 100 km/h, a redução foi de 2,5 metros.
O composto de borracha e a estrutura do pneu Michelin Pilot Sport Cup 2 foram aprimorados com base nas descobertas mais recentes da tecnologia de pneus. Isso melhorou o desempenho tanto em pistas molhadas quanto nas secas.
O piloto de desenvolvimento e embaixador da marca Porsche, Jörg Bergmeister, que testou o Michelin Pilot Sport Cup 2, afirmou que "os novos pneus levaram o Carrera GT a um novo nível de desempenho".
O Porsche Carrera GT é equipado por um motor originalmente criado para uso nas 24 Horas de Le Mans. É um V10 aspirado e com 5.7 litros, que entrega 612 cv de potência máxima e quase 60 kgf.m de torque.
Com ele, o Carrera GT chega à velocidade máxima de 330 km/h depois de acelerar de zero a 100 km/h em 3,9 segundos. Quando foi lançado, em 2003, já usava pneus Michelin feitos sob medida - o Pilot Sport PS2.
Em 2013, ocorreu a primeira atualização para o então novo Pilot Super Sport. Agora, o carro passará a usar o Pilot Sport Cup 2. Assim como os antecessores, o novo pneu também tem a marcação "N", que é reservada exclusivamente para a Porsche. Isso que é exclusividade!
O Michelin Pilot Sport Cup 2 usa dois compostos de borracha diferentes na banda de rodagem (tecnologia bicomposto): sílica no ombro interno e no bloco interno da banda de rodagem para obter a melhor combinação para aderência em piso molhado, e negro de fumo na combinação no ombro externo e no bloco externo do pneu, que é projetada para aderência em piso seco.