Já pensou na possibilidade de continuar a viagem mesmo com o pneu furado? Ou de adquirir um pneu com óleo de soja ou derivados de beterraba, entre outros, como parte de sua composição?
Essas tecnologias já são realidade na produção nacional de pneus, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
De acordo com a entidade, essas novas tecnologias trazem benefícios diretos para os consumidores, como melhoria do desempenho do produto, redução no consumo de combustível e no acompanhamento de indicadores, como o desgaste dos pneus.
Separamos algumas dessas inovações, confira:
O pneu é composto por uma massa selante capaz de vedar perfurações de até 5 mm de diâmetro localizadas na banda de rodagem. Isto evita a perda de pressão de ar e permite que o veículo continue rodando.
Diversas tecnologias aplicadas aos pneus, como novos compostos e construções, têm contribuído para a redução da resistência ao rolamento e, consequentemente, para a diminuição do consumo de combustível e emissão de gases dos veículos - o que pode ser visto, também, nas etiquetas do Inmetro, no momento da compra.
A tecnologia possibilita ao condutor acompanhar os níveis de profundidade do sulco de forma simples e interativa, por meio de uma escala de medição presente em quatro posições na raia externa do pneu - em quatro níveis até seu limite de 1,6 mm (TWI).
A técnica consiste na adição de pequenas saliências extremamente finas à superfície da parede lateral, ampliando a área de absorção da luz e inibindo reflexos, produzindo uma tonalidade mais intensa e auxiliando o motorista a encontrar informações importantes como o número de série e o DOT - que identifica a semana e ano de fabricação do produto.
Outra inovação do segmento são os
target="_blank" rel="noopener">pneus produzidos com materiais sustentáveis em substituição a produtos minerais e derivados de petróleo, como produtos obtidos da beterraba e do óleo de soja. Esses materiais e tecnologias demostram os esforços da indústria, buscando inovação no desenvolvimento de um futuro cada vez mais sustentável.
Envolve a aplicação da RFID, tecnologia de comunicação sem fio que usa ondas de rádio para identificação individual em vez de ferramentas convencionais, como códigos de barras ou QR codes. É usada para identificação e gerenciamento individual de rastreabilidade, ajudando no controle de qualidade e na eliminação de pneus falsificados.



Email enviado com sucesso!