Por que a Strada é o carro mais vendido do Brasil?

A picape da Fiat lidera as vendas gerais e se destaca até no varejo. Descubra os 5 motivos que explicam esse fenômeno

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Nicole Santana
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Se você acha que o carro mais vendido do Brasil é um hatch ou um SUV, pode se surpreender: a Fiat Strada continua na liderança absoluta do mercado em 2025.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nos dois primeiros meses do ano a picape compacta acumulou 19.043 unidades vendidas, superando com folga os Volkswagen Polo (13.761) e o T-Cross (11.867).

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E não pense que isso é só por conta das vendas diretas: no varejo, a Strada também se destaca, sendo o terceiro automóvel mais emplacado por pessoas físicas: foram 7.354 unidades, atrás apenas de Hyundai Creta e Honda HR-V.

A Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil e o terceiro mais emplacado no varejo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Mas, afinal, o que faz da picape um fenômeno de vendas? Aqui estão cinco motivos que explicam esse sucesso:

1. Versatilidade para trabalho e lazer

A Fiat Strada consegue atender públicos diversos. Desde pequenos empresários e trabalhadores autônomos que precisam de um veículo robusto para o dia a dia até consumidores que buscam uma picape para uso urbano e viagens de fim de semana. Com opções de cabine simples e dupla, a picape se adapta a diferentes perfis.

2. Custo-benefício

A picape da Fiat tem preços competitivos e entrega um bom pacote de equipamentos, tornando-se uma opção atraente frente a concorrentes diretos e até mesmo a SUVs compactos. A combinação de preço acessível e baixo custo de manutenção faz do modelo uma compra racional.

A picapinha da Fiat é vendida em sete versões, e os preços variam entre R$ 110.990 e R$ 144.990.

3. Robustez e confiabilidade

A Strada carrega o DNA de confiabilidade da Fiat, sendo reconhecida por sua durabilidade. Seu chassi reforçado e sua suspensão preparada para enfrentar terrenos irregulares garantem resistência, algo essencial para quem a utiliza no trabalho.

Nas versões com cabine dupla, a caçamba da Strada tem 1.354 litros de capacidade volumétrica até o limite da carroceira, enquanto as configurações de cabine simples tem 844 litros de armazenamento, também até o limite da carroceria.

4. Economia de combustível

O motor Firefly 1.3 de até 107 cv de potência e a opção 1.0 turbo de até 130 cv de potência garantem um equilíbrio entre desempenho e eficiência. Isso significa que a Strada não apenas entrega força para o dia a dia, mas também mantém um consumo de combustível bastante razoável, reduzindo os custos no longo prazo.

Consumo PBEV Strada 1.3 Firefly manual:

  • Urbano: 13,1 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 14,2 km/l (gasolina) / 10,0 km/l (etanol
  • Consumo PBEV Strada 1.0 Turbo CVT:

    • Urbano: 12,1 km/l (gasolina) / 8,3 km/l (etanol)
    • Estrada: 13,2 km/l (gasolina) / 9,4 km/l (etanol)
    • 5. Tecnologia e conforto

      Nas versões mais completas, a picape tem central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de tração avançado (TC+), câmbio CVT e acabamento mais refinado. Esses itens elevam a experiência de dirigir e ampliam o apelo do modelo para quem não quer abrir mão do conforto.

      Diferentemente de outros modelos como a VW Saveiro, por exemplo, as versões mais caras da Strada têm listas completas de equipamentos
      Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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      Tags:Fiat
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