Porsche 911 enfrenta o vulcão mais alto do mundo

Dupla preparada pela marca alemã foi rodar em temperaturas de 30 graus negativos, ar rarefeito e... onde não há estradas

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Roberto Dutra
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A Porsche tem uma longa tradição de botar seus carros à prova em situações extremas e totalmente fora do padrão normal. Participar de competições, rallyes e afins fazem parte da história da marca, mas são atividades quase corriqueiras para a marca. Agora, a fabricante alemã resolveu fazer algo bem diferente: botou dois 911 "experimentais" para rodar onde não há estradas, o ar é rarefeito, a temperatura está muito abaixo de zero e até mesmo a vegetação não consegue sobreviver.

Porsche 911 Nas Alturas Vulcão (33)
Um dos dois Porsche 911 experimentais na encosta do vulcão que fica em Ojos Del Salado, no Chile
Crédito: Divulgação
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Uma equipe, liderada pelo piloto Romain Dumas, partiu para explorar os limites do 911 em um dos lugares mais inóspitos do mundo: as encostas íngremes de Ojos del Salado, no Chile - onde fica o vulcão mais alto do mundo!

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Os POrsche 911 encontraram condições extremas pela frete: terra, neve, gelo e muitas - mas muitas - pedras
Crédito: Divulgação
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O primeiro teste da equipe com os carros terminou bem e, como consequência, o Porsche 911 tornou-se um dos poucos veículos a atingir uma altitude tão extrema. O carro chegou a 6.007 metros depois de enfrentar campos de gelo com temperaturas de 30 graus Celsius abaixo de zero e "respirar" metade do oxigênio disponível em comparação ao nível do mar. Os limites foram impostos, no fim das contas, por intransponíveis paredes de neve e gelo já perto do cume.

- Este foi um momento verdadeiramente memorável e especial em um lugar que é bonito e brutal ao mesmo tempo. Acho que as únicas máquinas em qualquer lugar do mundo mais altas do que nós, naquele momento, eram as aeronaves! - exultou o piloto Romain Dumas.

A imagem mostra o nível de dificuldade enfrentado pela equipe para rodar onde literalmente não há estradas
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O projeto da aventura foi encomendado pelo vice-presidente de Arquitetura e Características Completas de Veículos da Porsche AG, Dr. Frank-Steffen Walliser, ao engenheiro-chefe do Porsche 911, Michael Rösler.

- Foi mágico construir um 911 como o mundo nunca viu antes. Isso foi feito por uma pequena equipe de entusiastas da engenharia. O 911 já havia sido testado amplamente nas pistas de competição e em diferentes estradas. Com este projeto, mudamos o foco para onde não há estradas - explicou Rösler.

Alguns trechos só puderam ser superados com a ajuda do guincho que foi instalado na frente dos carros
Crédito: Divulgação
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Motor original e 450 cv

O modelo utilizado foi o 911 Carrera 4S equipado com motor original - o turbo de seis cilindros e 450 cv de potência. A equipe do piloto Romain Dumas considerou o 911 uma excelente opção, por ter chassi ao mesmo tempo robusto e leve, distância entre-eixos curta, muita potência e capacidade de lidar bem com altitudes extremamente elevadas.

Pra descer todo santo ajuda? Lá vai o Porsche 911 ladeira abaixo na encosta do vulcão mais alto do mundo
Crédito: Divulgação
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A partir desta escolha, os engenheiros de pesquisa e desenvolvimento da Porsche em Weissach, junto com a equipe de Romain Dumas, prepararam o 911 para as demandas específicas da montanha.

Os dois carros ganharam gaiolas de proteção, bancos de fibra de carbono e cintos de segurança especiais. Em seguida, receberam eixos que aumentaram a distância ao solo (que passou para elevados 35 cm).

A parte mais fácil era acelerar com tudo nos trechos desérticos e planos
Crédito: Divulgação
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Além disso, também ganharam novas relações de transmissão para fornecer acelerações mais precisas e suaves em baixa velocidade, e funcionar bem com pneus off-road maiores - 310 mm de largura. Para completar, também foram aplicadas proteções especiais leves, mas extremamente resistentes, em fibra de aramida - para permitir a rodagem sobre rochas (!).

O interior dos carros foi simplificado para tirar peso e aumentar a segurança: gaiolas de proteção
Crédito: Divulgação
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Tecnologia aplicada

Um dispositivo chamado Porsche Warp-Connecter foi adicionado. Originalmente projetado para uso no automobilismo, ele forma uma ligação mecânica entre as quatro rodas para permitir uma carga constante em todas, mesmo quando o chassi está suportando uma articulação extrema. Com isso, o sistema contribui para que o carro tenha sempre sua máxima tração.

As mudanças mecânicas e os pneus off-road com 310 m de largura deram aos Porsche um vão livre de 35 cm
Crédito: Divulgação
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E teve mais: bloqueios de diferencial manuais e comutáveis foram usados juntamente com um sistema avançado de direção por fio, um guincho foi acoplado à frente do carro e o sistema de refrigeração foi deslocado para cima, para melhorar o ângulo de ataque e permitir que o carro enfrentasse trechos off-road mais extremos sem risco de danos.

Detalhe do interior: os botões de acionamento do bloqueio de diferencial traseiro e aquecimento do para-brisa, entre outros
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Como toque final, a carroceria foi finalizada em duas pinturas distintas – uma com o mesmo esquema de cores Porsche Motorsport que envolve o novo protótipo de competição 963 LMDh e uma segunda inspirada na do próprio 911, projetada pela equipe de design em Weissach.

A equipe comemora a chegada ao ponto mais alto possível. Dali pra fente, instransponíveis paredes de gelo e neve
Crédito: Divulgação
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Confira mais fotos dessa incrível aventura dos dois Porsche 911:

 

Tags:Porsche
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