O canal de notícias da Webmotors

Porsche abre pré-venda do novo 911 GT3 no Brasil

Modelo "semipista" da família 911 pode ser adquirido em duas versões: GT3 e GT3 Touring, ambas com motor 4.0 de 510 cv

por André Deliberato

A partir desta quarta-feira (22/1) quem quiser fazer a reserva do novo Porsche 911 GT3 já pode entrar em contato para fechar a encomenda em qualquer "Porsche Center" do país. O carro "semipista" será oferecido em duas versões: GT3 e GT3 Touring, ambas por R$ 1.467.000. As entregas são esperadas para o segundo semestre.
Ofertas de Porsche na Webmotors
Desde seu surgimento, em 1999, o 911 GT3 promete oferecer a "combinação definitiva" entre genes de corrida e a praticidade para o dia a dia. Para comemorar seu 25º aniversário, o novo modelo tem duas versões pela primeira vez: uma como carro esportivo voltado para a pista, com asa traseira e tudo; e outra como versão mais discreta. Essa segunda é a que usa o chamado pacote Touring.
O motor é sempre um boxer aspirado de 4.0 litros, que rende 510 cv de potência e 45,9 kgf.m de torque. Entre as novidades desse novo modelo está o pacote Weissach - presente no GT3 pela primeira vez, incrementa o desempenho no uso em pista. Além disso, traz mais equipamentos de série.

Porsche 911 GT3 agora tem design moderno

Os novos 911 GT3 tiveram o design aprimorado na dianteira e na traseira, bem como aerodinâmica readaptada. Nas duas versões, o difusor frontal foi retrabalhado e o formato do lábio do spoiler e as aletas foram modificados no assoalho, para aumentar a pressão aerodinâmica e otimizzar o fluxo de ar.
Os faróis de LED matriciais também foram redesenhados e agora eliminam a necessidade de luzes adicionais no para-choque. Isso permite uma área de entrada de ar maior. Na traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa foram renovados. A asa, por fim, tem novas lâminas laterais, mais anguladas.
A suspensão incorpora soluções empregadas pela primeira vez no Porsche 911 GT3 RS (992). Também tem, a partir de agora, braços de suspensão aerodinamicamente desenvolvidos com perfil de "gota d’água" no eixo dianteiro, que tem estrutura de duplo braço - aumentam a pressão aerodinâmica no arco da roda em altas velocidades e melhoram o resfriamento dos freios.
Para garantir que o equilíbrio da força descendente entre os eixos seja mantido, mesmo ao frear em altas velocidades, os engenheiros reduziram o movimento de inclinação da carroceria. Nesse novo 911 GT3, o pivô esférico do braço de arrasto inferior foi posicionado mais para baixo no eixo dianteiro, para facilitar isso.
No catálogo, anote aí: o novo 911 GT3 vem de série com pneus esportivos 255/35 ZR 20 na frente e 315/30 ZR 21 atrás. Segundo a Porsche, esses pneus têm melhor aderência em piso molhado. Opcionalmente estão disponíveis pneus de pista - que são aprovados para serem usados em vias públicas.
São duas caixas de câmbio disponíveis: a transmissão de dupla embreagem de sete marchas (PDK) e a manual de seis velocidades, ambas com relação final 8% mais curta na comparação com o 911 GT3 anterior. Com o câmbio PDK, o novo 911 GT3 acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 311 km/h. Com a caixa manual, arranca em 3,9 segundos e chega a 313 km/h.

Pacote Touring ainda mais personalizável

Pela primeira vez, o popular pacote Touring estará disponível no lançamento. A designação remonta a uma variante de equipamento do 911 Carrera RS 2.7, de 1973. E faz parte do programa GT3 desde 2017.
É ainda mais distinto no novo 911 GT3, como refletido no logotipo "911 GT3 Touring" na grade da tampa traseira. O 911 GT3 Touring dispensa a asa fixa para preservar a linha "elegante" e "atemporal" do 911. Mas um spoiler traseiro retrátil com borda de corte, a famosa aba Gurney, e os novos apêndices proporcionam o equilíbrio aerodinâmico que o esportivo precisa.
Por dentro, acabamento em couro de alta qualidade e um ambiente esportivo clássico. Pela primeira vez, um banco traseiro está disponível como opção para o 911 GT3 Touring.
O ajuste de suspensão é diferente em relação ao 911 GT3 e privilegia o uso do carro em vias públicas. Isso permite que o esportivo ofereça muito prazer na condução por estradas sinuosas.

Por dentro, um carro de corrida. Ou quase...

O cockpit de dois lugares é baseado no design dos 911 atuais. Ao contrário do Carrera, no entanto, o 911 GT3 não é ligado por botão, mas por um interruptor de ignição rotativo.
Já a gaiola de proteção contra capotamentos, opcional, demonstra a proximidade da versão com o automobilismo. O painel de instrumentos digital no centro tem esquema de cores contrastantes e a Porsche diz que o conta-giros e o cronômetro podem ser lidos rapidamente para facilitar na hora da pilotagem.
Aliás, o modo de exibição "Track Screen" ("Tela de Corrida", em tradução literal) reduz as exibições à esquerda e à direita do tacômetro e indica o momento ideal para troca de marchas. E se o "piloto" quiser, o display pode ser girado para que a rotação de corte de 9.000 rpm fique na marca de 12h.
Oferta Relacionada: Marca:PORSCHE Modelo:911

Equipamentos

A Porsche oferece vários pacotes de equipamentos para o novo 911 GT3. Com o Weissach, disponível pela primeira vez, o GT3 fica ainda mais preparado para uso em circuitos.
Para o 911 GT3 Touring, a marca oferece um pacote leve. Teto pintado na cor exterior, rodas forjadas de magnésio e os painéis das portas mais leves fazem parte da combinação. Em conjunto com a caixa de câmbio manual de seis marchas, a alavanca escolhida é aquela encurtada do 911 S/T. Na frente dela, uma placa com a inscrição "Leichtbau" indica a presença do pacote.
Já para o 911 GT3 com asa traseira o pacote Clubsport de uso em pista está disponível sem custo adicional. Inclui gaiola de aço na parte traseira, cinto de seis pontos para o motorista e um extintor de incêndio. Os assentos esportivos opcionais são um pré-requisito para a inclusão do pacote leve.
"O novo 911 GT3 está ainda mais individual. Nós aprofundamos a riqueza de detalhes, e isso permite que seja adaptado ainda mais especificamente ao propósito ou às preferências do motorista", diz Andreas Preuninger, chefe da linha GT.


Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas