Porsche lança o 911 Carrera T: feito para puristas

Modelo projetado para quem busca muita esportividade tem o famoso motor boxer biturbo de seis cilindros e 385 cv

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Lucas Cardoso
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A família do Porsche 911 ganha um novo integrante na linha 2023. Com o "sobrenome" T, de Touring — passeio em português —, o recém chegado membro da linha Carrera promete agradar aos puristas que apreciam, acima de tudo, a esportividade.

Carrera T F1
Nas laterais o Porsche 911 Carrera T exibe  adesivos na cor cinza que o diferenciam das demais versões
Crédito: Divulgação
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Equipada com o tradicional motor seis cilindros biturbo, que nele rende 385 cv de potência e 47,7 kgf.m de torque, além de câmbio manual de sete marchas ou automatizado de oito, a versão será vendida por R$ 815 mil. Na prática, o Carrera T ficará posicionado entre as variantes Carrera, que custa R$ 769 mil, e Carrera S, comercializada por R$ 929 mil.

A versão T do Porsche 911 Carrera tem rodas e retrovisores com exclusivo acabamento  tom cinza
Crédito: Divulgação
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Como diferencial, o modelo promete uma experiência esportiva aprimorada graças a mudanças de projeto como a retirada dos bancos traseiros, que deixam o modelo mais leve. O 911 Carrera T também sai da loja com suspensão esportiva PASM rebaixada em 10 mm e melhorias no isolamento acústico.

Segundo a própria Porsche, a ideia é fazer com que o motorista sinta ainda mais - com os ouvidos - a potência do motor boxer. Faz sentido, já que os demais sentidos percebem a força gerada pelo conjunto mecânico na prática, com parâmetros como o zero a 100 km/h em 4 segundos e a máxima de 291 km/h.

O motor da versão T é o boxer seis cilindros biturbo, que rende 385 cv e 47,7 kgf.m de torque
Crédito: Divulgação
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Para garantir o controle de tanta potência, o modelo tem tecnologias como a distribuição de torque Porsche Torque Vectoring Plus com bloqueio de diferencial traseiro, que auxilia o motorista no contorno de curvas. Nesse sentido, há ainda o opcional do eixo traseiro direcional, algo que só poderia ser adicionado à versão Carrera S.

No visual, o 911 Carrera T não muda tanto em relação às outras versões. A mudança mais relevante está no acabamento em tom cinza dado às rodas de 20 e 21 polegadas, na dianteira e traseira. O tom cinza Ágata se repete nos retrovisores, na grelha da tampa do motor, no logotipo traseiro e também nos adesivos das laterais com o nome da variante.

Não há bancos traeiros: ali vai um espaço vazio. A ideia foi reduzir o peso do esportivo
Crédito: Divulgação
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Por dentro, a mudança principal está na citada estratégia de retirar os bancos traseiros. Na frente, os banco do motorista e do passageiro em estilo concha têm cintos de quatro pontos e acabamento em couro, com costuras em cinza. Os detalhes ainda podem ser em tom de verde. O volante é esportivo, da linha GT Sport.

A pintura do novo Carreta T poderá ser em 13 cores diferentes, sendo quatro sólidas - Preta, Branca, Vermelha Guards e Amarela Racing -, bem como quatro metálicas  -Preta Deep Metálico, Azul Gentian, Cinza Gelo e Prata GT. E, ainda, em cinco cores especiais: Giz, Ruby Star Neo, Vermelho Carmim, Azul Tubarão e Verde Pitão.

A transmissão do 911 Carrera T é manual de sete marchas ou automatizada de oito velcidades
Crédito: Divulgação
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As versões T foram usadas pela primeira vez na linha 911 da Porsche ainda no fim da década de 1969. Essa configuração seguiu disponível por quatro anos, até 1973. Depois disso, o modelo voltou a fazer parte da gama em 2017. Além do 911, o 718 também já teve versões T.

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