Conceito elétrico da Porsche tem "missão possível"

Com estimados 1.500 cv, Mission X apareceu no aniversário de 75 anos da marca alemã e quer bater recorde em Nürburgring

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Lucas Cardoso
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Já ouviu falar no Porsche Mission X? A Porsche tem um objetivo para o seu mais novo carro-conceito elétrico, o Mission X: fazer dele o próximo carro de produção mais rápido em Nürburgring. Parte da celebração dos 75 anos de história da marca alemã, o modelo revelado promete uma relação peso/potência de 1 cv/kg, o que seria melhor que a do 911 GT3.

Porsche Mission X: conceito elétrico quer bater recorde em Nürburgring

Com design agressivo, o carro-conceito pensado apenas para dois ocupantes tem o porte de um Carrera GT ou de um 918 Spyder. São 4,50 m de comprimento, 2 m de largura, 1,2 m de altura e 2,73 m de entre-eixos.

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O carro-conceito elétrico tem cabine com estrutura em vidro, fibra de carbono e plástico reforçado
Crédito: Divulgação
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O foco na aerodinâmica fica claro pelas formas, mas também por escolhas como o tamanho diferente das rodas em cada eixo. Na dianteira, o modelo usa aros de 20 polegadas, e atrás de 21 polegadas.

No visual, o modelo traz uma série de elementos com tramas de fibra de carbono e materiais superleves. A cabine é envolta por uma cúpula de vidro, com estrutura formada por plástico reforçado com carbono. As portas do elétrico conceito têm abertura do tipo "Le Mans" - também conhecidas como borboleta.

O Mission X terá medidas similares às dos Porsche Carrera GT e do 918 Spyder
Crédito: Divulgação
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Os faróis dianteiros em LED estão divididos em duas sessões, com assinatura em filetes verticais. As barras ficam nas extremidades, enquanto a parte central acomoda os faróis e demais luzes.

A traseira tem iluminação com barras de LED que se conectam à inscrição Porsche, que também é luminosa. A marca traz um detalhe associado ao carregamento. Quando preso à tomada, a letra "E" da inscrição troca de cor e pisca em azul.

A expectativa da Porsche é que o conceito possa se tornar um carro de produção em breve
Crédito: Divulgação
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Por dentro, o conceito tem bancos esportivos do tipo concha com cinto de seis pontos. O acabamento em couro dos assentos é feito em dois tons (marrom e cinza) para o motorista e tom único (marrom) para o passageiro. A cor é a mesma presente nos acabamentos dos painéis de porta e console.

O volante futurista de aro aberto tem paddle shifts para trocas de marcha e no console vai o seletor de modos de condução. O painel mostra ainda uma espécie de central multimídia posicionada para o passageiro, enquanto o motorista tem à sua frente um painel de instrumentos curvo.

A traseira do modelo tem lanternas de LED conectadas a uma inscrição "Porsche" iluminada
Crédito: Divulgação
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Motorização misteriosa

Apesar de não ter revelado a mecânica do Mission X, a Porsche deu pistas do que esperar do elétrico. O peso deverá ficar entre 1.350 e 1.500 quilos. Dito isso, a tal relação  peso/potência de um cavalinho para cada quilo resultaria em insanos 1.500 cv.

Outra informação não revelada pela Porsche diz respeito à autonomia do elétrico. Por enquanto, a marca só disse que ele terá baterias de 900 Volts, capazes de carregar  em velocidade até duas vezes mais rápida do que as usadas em um Taycan. Isso que seria um baita feito -o Taycan Turbo S consegue recarregar dos 5% até os 80% em apenas 22,5 minutos.

O conceito elétrico tem interior com bancos tipo concha e cintos esportivos com seis pontos de fixação
Crédito: Divulgação
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Para superar a marca de carro de produção mais rápido em Nürburgring, o Mission X terá de fazer bem mais do que os 6,57 minutos do recordista da própria Porsche no circuito, o 918 Spyder.

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