Com a chegada da perua, aumenta para cinco o número de opções de stations wagons à venda em nosso país - o modelo se junta à Mini Clubman JCW, Porsche Panamera Sport Turismo e Audi RS 4 e RS 6. O preço? Redondos R$ 649 mil pela versão de entrada, valor que inclui a mão-de-obra da instalação do carregador doméstico. Encomendas começam agora, mas as entregas só no segundo semestre.
Quer um Porsche? Webmotors tem também!
Porsche Taycan agora é cupê ou perua
Visualmente, a Taycan Cross Turismo é idêntica a um Taycan original quando vista de frente, mas muda na parte de trás devido ao caimento de teto ao estilo shooting brake. Ela tem praticamente o mesmo design que o conceito Mission E Cross Turismo, revelado pela empresa no Salão de Genebra de 2018.É justamente por essa proposta mais aventureira que essa nova opção da Porsche se torna única dentro do segmento de supercarros elétricos. Explico: enquanto a Tesla cria e vende modelos de alto luxo e desempenho, a Audi responde com carros superesportivos e de visual mais invocado.
A Taycan Cross Turismo, por sua vez, é o primeiro entre esses modelos 100% elétricos com ajustes estéticos e funcionais voltados a um estilo de rodagem aventureiro, com visual off-road e suspensão (levemente) elevada. Segundo Stefan Weckbach, vice-presidente para a linha Taycan da Porsche, "embora não seja um veículo off-road, ela é especializada em estradas não pavimentadas e de terra".
Lá fora, são quatro versões, que seguem os tradicionais sobrenomes utilizados pela Porsche (4, 4S, Turbo e Turbo S). Para o Brasil, por ora, apenas a versão "4" está disponível.
Desde a versão de entrada (justamente a "4"), a station traz dois motores elétricos - um em cada eixo - capazes de entregar até 476 cv por meio de um overboost. Sem esse recurso, são 380 cv e 50,9 kgf.m de torque, que podem fazer a perua arrancar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e chegar a 220 km/h. A autonomia máxima varia entre 389 km (com o oveboost ativado) e 456 km.
Posche Taycan Cross Turismo Turbo S é insana
Calma que esses números da versão de entrada são "baixos". Na configuração 4S, a potência sobe para 571 cv. Na Turbo (que não tem turbina no motor, importante destacar), vai a 680 cv. E na monstruosa "Turbo S", ela chega a colossais 761 cv. Nessa versão topo de linha, a station consegue fazer de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos mesmo assim oferecer autonomia de ótimos 419 quilômetros.O lançamento dessa versão dá sequência os planos da marca de ter metade de sua linha de produtos elétrica ou híbrida plug-in (híbridos que são recarregáveis na tomada) até 2025. "Em 2020, um em cada três veículos nossos feitos na Europa tinham um motor elétrico. A mobilidade elétrica é o futuro", reforça e finaliza Oliver Blume, diretor do conselho executivo da Porsche.
Comentários