O canal de notícias da Webmotors

Porte de extintor veicular não será mais obrigatório

Utilização do equipamento será facultativa conforme anúncio do Contran

por Redação WM1

O porte de extintor de incêndio veicular não será mais obrigatório, conforme decisão anunciada nesta quinta-feira (17) pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A medida foi anunciada após o órgão ter adiado duas vezes a utilização de equipamentos mais modernos, do tipo ABC.

 Segundo o presidente do Contran e diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Alberto Angerami, reuniões sobre a necessidade de ter o extintor no carro foram feitas regularmente até a tomada de decisão anunciada nesta quinta. “Tivemos encontros com representantes dos fabricantes de extintores, corpo de bombeiros e da indústria automobilística, que resultaram na decisão de tornar opcional o uso do extintor.”

O Denatran afirmou ainda que pesquisas próprias constataram que inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio. O órgão utilizou exemplos como , o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos.

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, informou que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.

O extintor continuará sendo obrigatório todos os veículos utilizados comercialmente para transporte de passageiros, além caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.


Comentários

Carregar mais