Prevista para 2019, nova CNH é adiada para 2022

Documento deixaria de ser de papel e viraria uma espécie de cartão com chip para armazenar informações

  1. Home
  2. Notícias
  3. Prevista para 2019, nova CNH é adiada para 2022
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deveria entrar em vigor a partir de 1ª de janeiro de 2019, foi adiada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução da entidade liberada nesta segunda-feira (10) não explicita o motivo, mas diz que "os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal deverão adequar seus procedimentos para adoção do modelo da CNH estabelecido até 31 de dezembro de 2022". Ou seja, o Detran de cada região agora tem um prazo de mais três anos para se adequarem e emitirem o novo padrão de CNH, que será tipo cartão com chip de identificação. Vale lembrar que a mudança no documento estava prevista desde dezembro do ano passado.

Tradicionalmente emitida em papel, a CNH passará a ser um cartão plástico (tipo policarbonato) com chip. Este é justamente o principal componente do documento. Todas as informações do condutor estarão nesse microcontrolador inserido na carteira de plástico, ampliando e facilitando a consulta e verificação por parte das autoridades. Apenas o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) terá o controle das chaves de acesso aos dados gravados no chip.

icon photo
Legenda: O QR Code é mais um parâmetro de segurança para evitar falsificações
Crédito: CNH CHIP

Em um primeiro momento os proprietários de CNH em papel não terão que fazer a substituição imediata pelo documento plástico. A troca será realizada apenas no momento da renovação da mesma ou em caso de necessidade de emissão de uma segunda via por conta de perda, roubo ou furto. Também não há informações se haverá aumento no preço emissão e renovação da CNH com a utilização deste novo material.

Ainda de acordo com o governo, o novo formato da habilitação abre as portas para que o documento ganhe outras funcionalidades, como pagamento de pedágios, pagamento de transporte público, controle de acesso a edifícios e estacionamento, entre outros. Esse ano somente a CNH digital foi colocada em prática.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors