O canal de notícias da Webmotors

Primeiras impressões: novo Hyundai i30

Aceleramos a versão mais básica da nova geração do hatch, que ainda não é vendida no Brasil

por Motoring

Normalmente, um veículo de teste de longa duração se transforma no queridinho da equipe, como foi o caso do Hyundai i30 Active, que impressionou pelos próprios méritos, requinte e dinâmica de condução. Durante este período, houve apenas duas questões importantes.



Onde o motor perde pontos, porém, é no consumo de combustível. O melhor que eu consegui alcançar ao longo de três ou quatro dias de deslocamento, e em um loop de teste a 60 km, quase todos em estradas rurais, foi de 10,3 km/l


Uma delas é a falta de frenagem de emergência autônoma, o que, a princípio, não deixa de ser mais uma preocupação do que uma necessidade angustiante de que o carro me ajude no trabalho de frenagem.


A outra questão está relacionada ao motor de quatro cilindros aspirado. Claro que há razoável disponibilidade de torque para circular pela cidade, e a energia gerada pelo motor 2.0 é silenciosa e despreocupada a 1.500 rpm. No entanto, há certa fraqueza ao chegar próximo dos limites. De modo geral, torna-se estridente em rotações mais elevadas.


Onde o motor perde pontos, porém, é no consumo de combustível. O melhor que eu consegui alcançar ao longo de três ou quatro dias de deslocamento, e em um loop de teste a 60 km, quase todos em estradas rurais, foi de 10,3 km/l. Em um tráfego pesado, o resultado aumentou para 9,1 km/l, maior do que alguns SUVs de motores diesel avaliados no passado.  Outro membro da equipe depois de dois dias navegando em estradas rurais reportou 14,7 km/l.




A força é jogada para as rodas dianteiras por uma transmissão automática de seis marchas, que se desloca e permite selecionar marchas em velocidades que seriam, em outros modelos, uma tarefa impossível – não permitida pelo conjunto mecânico.


Já é amplamente conhecido que é padrão da Hyundai que todos os seus produtos saiam de fábrica com a configuração de suspensão adaptada ao ambiente do mercado local. Isto significa que o i30 atual tem o comportamento de um típico hatch, com manobras bem sintonizadas e com a aderência de um hot hatch, firme em velocidade excessiva na entrada de uma curva, com pouca sugestão de saídas de frente ou de traseira. A direção é altamente comunicativa e precisa.




É também um carro de passeio confortável, que transmite os ruídos causados pelo vento nas estradas. A 100 km/h, o motor bate aproximadamente 2.100 rpm e, nesta velocidade, é difícil escolher entre o ruído causado pela rodovia e o barulho do motor.


VÍDEO RELACIONADO



Do outro lado da moeda dinâmica, além do conforto, também é excepcional a destreza do i30 ao encarar uma curva. Ainda que muito bem controlado, pode levar uma surra sobre asfalto irregular e lombadas sem que os ocupantes sofram hemorragia interna ou enjoos causados pelos movimentos da carroceria.



À noite, os faróis de halogêneo lançam um feixe amarelo ao longo da estrada. Eles são adequados, mas não é tudo aquilo, como se costuma dizer. Essa é uma lacuna entre o modelo de entrada e as séries Premium.


A ergonomia para o motorista, no entanto, poderia ser mais intuitiva. Minha esposa teve um "momento de jornalista do automobilismo" ao sentar-se no banco do motorista onde passou 10 segundos procurando o botão de partida


Atrás do volante, os instrumentos do i30 são de fácil compreensão, incluindo o computador de bordo. Os controles exigem pouca familiaridade para o manuseio. Os elogios foram particularmente dirigidos ao piloto automático, telefone e áudio, localizados no volante. O sistema Apple CarPlay e o rádio digital são de excelente funcionamento, também. Eu não me preocupei em parear o telefone através do Bluetooth. Simplesmente ativei o CarPlay via USB. Em suma, sob o ponto de vista de praticidade, o Hyundai i30 é só elogios.


Então, se você é o tipo de pessoa que muda a casa a cada dois fins de semana, não transporte a máquina de lavar louça e a secadora de roupas na parte traseira do i30. Contrate um utilitário. Para qualquer outra situação, o i30 é excelente


A ergonomia para o motorista, no entanto, poderia ser mais intuitiva. Minha esposa teve um "momento de jornalista do automobilismo" ao sentar-se no banco do motorista onde passou 10 segundos procurando o botão de partida. Não existe. O i30 depende de um antiquado cilindro de fechadura com uma chave inserida para iniciar o motor.




As crianças ficaram frustradas quando deixadas na escola, porque não conseguiam retirar suas bolsas do generoso porta-malas (395 litros) do i30 – até que eu percebesse o botão de bloqueio/desbloqueio no painel central. Por falar no porta-malas, há um item sobressalente de tamanho real (um pneu Kumho 205/55 R16) em uma roda de liga leve sob o assoalho.


Atrás do volante, os instrumentos do i30 são de fácil compreensão, incluindo o computador de bordo. Os controles exigem pouca familiaridade para o manuseio


Os assentos rebatíveis 60/40 dobram-se para frente, mas deixam um degrau no piso do porta-malas para a parte traseiro dos assentos, o que impõe um limite inferior quanto ao volume que o i30 pode acomodar. Qualquer coisa pesada e grande estará girando precariamente em torno da base deste degrau quando freios e acelerador forem acionados.


Então, se você é o tipo de pessoa que muda a casa a cada dois fins de semana, não transporte a máquina de lavar louça e a secadora de roupas na parte traseira do i30. Contrate um utilitário. Para qualquer outra situação, o i30 é excelente.



Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas