Primeiro Great Wall no Brasil será um SUV híbrido

Chamado de H6 e capaz de rodar 200 quilômetros só na impulsão elétrica, o SUV é produzido pela submarca Haval

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Primeiro Great Wall no Brasil será um SUV híbrido
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O primeiro carro que a fabricante chinesa Great Wall vai vender no mercado brasileiro será o H6, um utilitário-esportivo grande. O modelo deverá chegar até o fim deste ano e tem três características especiais: primeiro, é um híbrido - modelo que une motores a combustão e elétrico. Segundo, no modo elétrico é capaz de rodar até 200 quilômetros, uma autonomia bem rara.

E por último, virá com duas opções de motorização híbrida, uma plug-in (PHEV), cuja recarga precisa ser feita em tomadas, e outra convencional (HEV), na qual a recarga é feita pelo próprio motor a combustão. O H6 é feito, na prática, pela Haval, uma submarca da Great Wall voltada justamente para SUVs.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O híbrido convencional tem motor 1.5 turbo com injeção direta de alta pressão e turbo de geometria variável. Rende 156 cv e mais 177 cv do motor elétrico, que gera potência combinada de 243 cv - e 54 kgf.m de torque.

Great Wall H6 1
O Great Wall H6 tem visual invocado e moderno, com faróis afilados em contraste com a grade enorme
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o híbrido plug-in tem um conjunto de baterias maior (que são recarregadas em tomadas ou carregadores). Aí o mesmo motor 1.5 Turbo também trabalha em conjunto com um motor elétrico extra no eixo traseiro, o que eleva a potência total para 326 cv. O torque continua em 54 kgf.m. É essa versão que chega aos 200 quilômetros de autonomia só no modo elétrico. É um grande diferencial, pois permite viagens sem grandes preocupações: se a carga acabar, o motor a combustão entra em ação.

A traseira do H6 tem aspecto musculoso e lanternas finas conectadas por uma lente refletiva
Crédito: Divulgação
toggle button

A Great Wall não revelou dados de performance do carro. Com 4,65 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,73 m de altura e 2,73 m de entre-eixos, o H6 é maior que os SUVs médios Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos - tem porte de VW Tiguan ou Toyota RAV4. Mas só leva cinco pessoas.

Na cabine, o H6 tem duas telas grandes: uma para painel de instrumentos e outra para multimídia
Crédito: Divulgação
toggle button

O interior é sofisticado: tem painel de instrumentos digital com telona de 10,25 polegadas e uma central multimídia com 12,3 polegadas. Quase todas as funções do carro, inclusive as elétricas, são controladas nessas telas. Há poucos botões físicos: apenas uma fileira e um seletor giratório no console. O H6 surgiu em 2011 e hoje lidera o segmento dos SUVs médios na China. É vendido em mais de 60 outros países e a versão híbrida plug-in ainda nem foi lançada lá fora: isso aconteceria no Salão de Pequim, que foi adiado para junho.

A imagem mostra o primeiro H6 a chegar ao Brasil. Carro já está em testes de rodagem e adaptação
Crédito: Divulgação
toggle button

Uma primeira unidade do H6 já está no Brasil para testes, e passará por adaptações em motorização, conectividade, suspensão e ergonomia, para ficar mais adequado às condições de rodagem brasileiras e ao nosso combustível. A estimativa para início das vendas do SUV é para o final deste ano. Já o primeiro modelo nacional, que  será fruto da produção da fábrica de Iracemápolis (SP), deve chegar às lojas apenas no segundo trimestre de 2023.

Comentários