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Veja os principais carros das provas de arrancada

Categoria do automobilismo é tema de websérie promovida pela Webmotors, com vídeos exibidos no YouTube e na Webmotors TV

por Redação WM1

Começou na última terça-feira (18) a Arrancada Webmotors, websérie na qual os carros mais desejados do Brasil disputam na pista da São Paulo International Dragway, no interior do Estado, qual é o bólido mais rápido de suas respectivas categorias: esportivo, picape, SUV e clássicos.

Patrocinada pela Texaco e Santander Auto, a atração comandada pelos pilotos Cacá Daud e Tiago Kfouri promete proporcionar muita adrenalina aos fãs de velocidade. Nesse primeiro capítulo foi apresentado qual será o conteúdo da série e várias imagens para dar o gostinho de adrenalina proporcionado por essa modalidade do automobilismo.
Antes de mostrarmos o primeiro duelo da Arrancada Webmotors, vamos falar um pouco dos tipos de carros mais usados nesse tipo de competição. Confira!
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Carros das provas de arrancada

Provas de arrancada podem ser realizadas com diferentes tipos de carro.
As competições de arrancada são disputadas entre dois veículos (carros, motocicletas, etc) em uma pista reta, geralmente com extensão de um quarto de milha (402 metros). As provas de automóveis são divididas por categorias, de acordo com o tipo de motor (aspirado ou sobrealimentado), nível de potência e tipo de tração (dianteira, traseira ou integral).
Alguns eventos ainda contam com carros absurdamente potentes, feitos exclusivamente para as provas de arrancada, como mostraremos a seguir

Muscle cars

As provas de arrancadas se popularizaram nos Estados Unidos na década de 1970. Os famigerados muscle cars pareciam ter sido feitos especialmente para esse tipo de disputa, pois combinavam potentes motores V8 e tração traseira escondidos sob grandes carrocerias de duas portas e visual intimidador.
Dodge Challenger, Pontiac GTO, entre outros, são alguns dos muscle cars mais emblemáticos. Embora modelos famosos, como Chevrolet Camaro e Ford Mustang, também sejam chamados de muscle cars, estes são classificados como pony cars por serem considerados compactos para o padrão norte-americano.

No Brasil

Nas provas de arrancada realizadas no Brasil podemos encontrar versões preparadas dos carros que estamos acostumados a ver nas ruas. Nas categorias de tração dianteira, modelos como os Volkswagen equipados com o icônico motor AP atingem potências inimagináveis graças ao trabalho de mecânicos especializados nesse tipo de modificação. Entre os carros de tração traseira, os Chevrolet Chevette, Caravan e Opala, além do Ford Maverick também são bastante requisitados entre os preparadores. Até mesmo o Volkswagen Fusca é capaz de fazer bonito nas provas de arrancada quando submetido a uma boa preparação.

Funny cars

Fora da categoria de carros de rua, os funny cars são veículos feitos exclusivamente para competições de arrancada, portanto, não podem rodar em vias públicas. Sobre um chassi metálico ou de fibra de carbono são instalados um enorme motor preparado para entregar níveis insanos de potência, o cockpit do piloto e uma bolha de fibra de vidro que geralmente imita a carroceria de um carro de passeio, mas com um formato engraçado (por isso o nome funny car, que significa carro divertido em inglês).
Os funny cars são mais populares em competições realizadas nos Estados Unidos, em eventos que reúnem milhares de espectadores e movimentam grandes quantias de dinheiro. Para se ter uma ideia, o custo para participar de uma temporada da NHRA (principal entidade norte-americana de competições de arrancadas) custa por volta de US$ 3 milhões (cerca de R$ 18 milhões na cotação atual).
Somente o chassi de fibra de carbono utilizado nesses carros pode chegar facilmente à bagatela de US$ 70 mil (R$ 420 mil), sem contar o motor e demais componentes.

Top Fuel

Os dragsters da categoria Top Fuel são o que há de mais extremo em termos de corridas de arrancadas. Assim como os funny cars, também são feitos exclusivamente para provas em pistas fechadas. No entanto, o seu visual se assemelha mais a um foguete do que a um carro propriamente dito.
Na Top Fuel, os carros são movidos por motores V8 extremamente preparados e sobrealimentados com compressor. Esses propulsores são movidos a nitrometano, um combustível com queima mais eficiente que a da gasolina e do etanol por conter oxigênio em sua fórmula.
Nessa categoria, os motores chegam a superar os 10.000 cv de potência e os 1.000 kgf.m de torque - um Bugatti Chiron, por exemplo, gera 1.500 cv e 150 kgf.m.
Leves (pesam por volta de 1.000 kg), os dragsters da Top Fuel atingem os 160 km/h em apenas mero 0,8 segundo e podem superar os 500 km/h nos 402 metros da pista.

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