A divisão esportiva da Toyota Gazoo Racing apresentou uma versão conceito do Prius em homenagem ao centenário das 24 Horas de Le Mans, que é comemorado neste mês de junho. Chamada de 24h Le Mans Centennial GR Edition, a configuração tem como base a atual linha do híbrido e agrega uma série de modificações aerodinâmicas.

O carro-conceito deu as caras no evento “Japan: descoberta sem fim”, que é uma exposição conjunta realizada pela Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO), pela Mazda Motor Corporation (Mazda) e pela Toyota Gazoo Racing na Vila dos Fabricantes, na França.
O Prius Le Mans recebeu melhorias aerodinâmicas significativas com saias laterais, asas no para-choque dianteiro, grade maior, aerofólio na tampa do porta-malas e difusor na traseira.

A lista de modificações inclui capô em fibra de carbono, caixas de roda em plástico fosco, retrovisores pintados de preto, suspensões recalibradas, pneus mais largos e rodas de desenho fechado, que ajudam a reduzir o coeficiente de arrasto do carro.
Assim como outros modelos usados em provas de turismo, o Prius Le Mans também tem melhorias no conjunto de iluminação. A Gazoo adicionou um conjunto potente de LEDs nas extremidades dos para-choque, que funcionam como faróis auxiliares.
A marca não fala em mudanças de motorização. Então podemos presumir que o conceito usa o mesmo conjunto mecânico das versões mais potentes. Na variante Prime, a dupla de motores formada por um quatro cilindros 2.0 a combustão e uma unidade elétrica rendem 220 cv de potência combinada.
O Prius saiu de linha no Brasil em 2021. O modelo foi a primeira alternativa híbrida da marca à venda no nosso mercado, mas perdeu espaço após o lançamento das versões híbridas do Corolla, em 2019.
No início de março último, foi levantada a possibilidade de retorno do modelo após a Toyota registrar a patente da atual geração do Prius. O documento incluía uma versão plug-in, mas depois disso nenhuma informação foi confirmada pela montadora.