Protótipo Ferrari 365 GTB/4 Daytona vai a leilão

Vencedor das 24 horas de Daytona, em 1967, e revelado no Salão de Paris de 1968, modelo tem motor V12 de 4.390 cm³

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Alexandre Ciszewski
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No final dos anos 1960, a Ferrari começou a se afastar do design de dupla finalidade rua/corrida para seus carros e começou a construir modelos mais voltados para as ruas, porém mantendo as especificações impressionantes.

Poderosa, leve e surpreendentemente bela, a Ferrari 365 GTB/4 é um desses modelos. Foi apresentada no Salão Automóvel de Paris de 1968, com engenharia inspirada nas corridas. Foi, também, a última Ferrari V12 com motor dianteiro da era clássica e acabou se tornando um dos carros de rua mais populares da Ferrari de todos os tempos. Equipado com um enorme motor de doze cilindros em V, 24 válvulas, duplo comando e 4.390 cm³, entregava 358 cv de potência a 7.500 rpm e 44,1 kgf.m de torque a 5.000 rpm.

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O protóripo Ferrai 365 GTB/4 Daytona conquistou os três primeiros lugares nas 24 Horas de Daytona, em 1967
Crédito: Reprodução da internet
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Mas antes de apresentar a 365 GTB/4 de produção, a Ferrari conseguiu a impressionante façanha de conquistar os três primeiros lugares nas 24 Horas de Daytona, em 1967, com três protótipos pré-série. Depois desse sucesso, a imprensa deu ao modelos o apelido de "Daytona" - mas o Comendador Enzo Ferrari não curtiu, não compartilhou e decidiu cancelar a designação.

O segundo desses protótipos de Daytona, com número de chassis 11001, será leiloado no próximo mês pela RM Sotheby's, famosa casa de leilões de carros clássicos com sede em Blenheim, Ontário, Canadá.

A traseira do protótipo exibe visual fastback quadrado e lanternas traseiras quádruplas
Crédito: Reprodução da internet
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O modelo tem será oferecido nas cores originais de fábrica - Argento Metallizzato com assentos pretos no interior. O design, assinado por Lionardi Fioravanti, é uma combinação de recursos retirados da 275 GTB/4 com alguns novos elementos de design, que mais tarde seriam vistos no modelo 375 de produção. Como tal, o protótipo em questão exibe uma linha de teto mais baixa e um nariz mais longo que os da Daytona padrão.

O interior, um tanto despojado para uma Ferrari, tem forrações na cor preta contrastando com o prata externo
Crédito: Reprodução da internet
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Enquanto a dianteira ainda é semelhante à da 275 GTB/4, com a grade oval e os faróis cobertos, a traseira é quase idêntica ao design final, com um fastback quadrado e lanternas quádruplas.

O grande e lindo motor V12 rende quase 360 cv de potência a 7.500 rpm e forçudos 44,1 kgf.m de torque a 5.000 rpm
Crédito: Reprodução da internet
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Logo após a sua conclusão, o protótipo em questão foi adquirido pela Luigi Chinetti Motors, e, entre 1969 e 1997, teve vários proprietários, até finalmente desembarcar na coleção de carros esportivos do atual dono. Este protótipo exclusivo da Ferrari 365 GTB/4 Daytona de 1968 será leiloado de 18 a 20 de agosto em Monterrey, na Califórnia.

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