Os 5 últimos líderes do nosso mercado automotivo

Onix, Palio, Gol e Strada, esse ano, são carros que certamente vêm à memória. Mas você sabe quem foi líder antes do Gol?

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Os 5 últimos líderes do nosso mercado automotivo
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado de carros no Brasil é dominado há décadas por poucos - e quase pelos mesmos - modelos. O Volkswagen Gol foi líder por quase 30 anos até 2014, quando a segunda geração deixou de ser vendida e fez seu volume cair - naquele ano, o Fiat Palio foi medalhista de ouro. Depois, entre 2015 e 2020, o Chevrolet Onix dominou de ponta a ponta. E esse ano a Fiat Strada deve faturar o título.

Mas antes de Strada, Onix, Palio e Gol, qual foi o último líder do nosso mercado? Você lembra? Abaixo, reunimos os últimos medalhistas de ouro de vendas do mercado de carros nacional. Apostamos que você não sabia ou não se recordava qual o modelo que reinava antes do Gol! Lembrava? Então deixe sua resposta no campo de comentários no "pé" desta página!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os últimos 5 líderes do nosso mercado

1. Fiat Strada (2021)

Depois de vários anos na liderança do segmento de comerciais leves, a Fiat Strada deve terminar 2021 no topo do mercado brasileiro nas vendas de carros de forma geral, inclusive à frente do Chevrolet Onix, líder nos últimos cinco anos, que sofre desde o 1º semestre por conta da crise dos semicondutores que interrompeu sua produção em Gravataí (RS).

A Strada fechou o primeiro semestre com 61.064 unidades vendidas - o Onix, líder do mercado nacional há anos, terminou o mesmo período com 41.510 emplacamentos. Quem chega mais perto da picapinha da Fiat é o Hyundai HB20, que registrou 45.408 licenciamentos no mesmo período. Só um milagre tira o título da Strada.

Thumbnail Nova Strada 2021 Cabine Dupla (5)
Strada vende muito e a nova geração, lançada em 2020, reforçou o apetite da picape por vendas
Crédito: Divulgação
toggle button

2. Chevrolet Onix (2015-2020)

O Onix foi o grande líder do mercado brasileiro de carros 0 km de 2015 a 2020, após o fim do reinado do Volkswagen Gol. O modelo dominou o mercado por oferecer o que o consumidor brasileiro queria em um carro de entrada: tinha jeitão e design parecido com o do modelo da marca alemã, motor econômico, boa lista de equipamentos e ótimo nível de conectividade.

Mas, em 2021, o Onix começou a "perecer" por conta da falta dos chips semicondutores, que quase anularam sua produção. Se essa crise não existisse, certamente o hatch da GM estaria na disputa com a Strada pelo topo do pódio, o que de fato aconteceu nos primeiros três meses do ano. Você acha que o modelo consegue se recuperar quando a crise acabar?

Thumbnail Onix Joy
Onix usa estratégia das duas gerações: a antiga chama Joy; a nova chama Onix
Crédito: Divulgação
toggle button

3. Fiat Palio (2014)

No intervalo entre o domínio do Onix (2015-2020) e o reinado de 27 anos do Volkswagen Gol (1987-2013), o Fiat Palio faturou, no ano de 2014, a liderança do mercado brasileiro. Naquele ano, a marca italiana vendia duas gerações do modelo (a mais recente, chamada apenas de Palio; e a última atualização da primeira, que era chamada de "G3" e conhecida como "Palio Fire").

Foi a união de duas gerações, como também faziam os rivais Volkswagen Gol e passou a fazer o Onix, que fez do Palio o carro mais emplacado daquele ano. Foram 183.745 unidades e 5,5% do market share das vendas totais entre todos os carros produzidos no Brasil e importados naquele ano, segundo a Anfavea.

Paliobbb Cópia
O Fiat Palio bombou em 2014: quando, além de líder, também foi prêmio de uma prova do BBB14
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Volkswagen Gol (1987 - 2013)

Um dos carros mais vendidos da história do Brasil, líder do mercado nacional por 27 anos seguidos e ainda hoje um dos modelos mais comercializados no segmento de usados, o Volkswagen Gol é o quarto colocado dessa nossa lista de líderes. Também pudera: para quem não se lembra, foi lançado em maio de 1980 para substituir ninguém menos que o VW Fusca.

Será que deu certo? O Volkswagen Gol quebrou todos os recordes do próprio Fusca e foi o carro mais vendido, produzido e exportado da indústria brasileira até hoje. Segundo a Volks, foram mais de 8 milhões de unidades produzidas, mais de 7 milhões de exemplares vendidos e quase 1,6 milhão de carros exportados, para cerca de 70 países.

Volkswagen Gol Bluemotion 5 Door 1
Volkswagen Gol é até hoje um dos carros mais vendidos do Brasil - agora, é líder entre os usados
toggle button

5. Chevrolet Monza (1984-1986)

Apostamos que você não lembrava que o líder do mercado brasileiro antes do Gol era o Chevrolet Monza! Pois é, o modelo da GM foi o carro mais emplacado do nosso país durante três anos, de 1984 a 1986 - antes de o hatch da Volks assumir a ponta - para só soltá-la depois de quase 30 anos.

Antes do Monza, a título de curiosidade, o líder do mercado nacional foi o Chevrolet Chevette, em 1983, e o Volkswagen Fusca, que terminou no topo da lista de vendas por 24 anos, de 1959 a 1982. É curioso saber, também, que em mais de sete décadas (1950, 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010) o Brasil teve apenas sete modelos (se já considerarmos a Strada este ano) no topo do ranking de vendas.

Chevrolet Monza foi o grande líder do mercado brasileiro em 1986. Depois, só deu Gol, até 2013
Crédito: Divulgação
toggle button
Tags:Lista
Comentários