Você já deve ter ouvido falar da família ID de carros elétricos da Volkswagen. Sucesso na Europa e em outros países onde carros movidos a energia elétrica já são uma realidade, eles também começaram a engatinhar no Brasil - recentemente, a filial nacional da empresa trouxe duas unidades, uma do ID.3 e outra do ID.4, para testar a reação do nosso público - o ID.4 deve ser lançado por aqui em 2022.
Mas além dessa dupla, quais são os outros modelos da família ID? Atualmente, o line-up de carros elétricos da Volks é composto pelos modelos ID.3. ID.4, ID.5 e ID.6, todos construídos sobre a plataforma MEB - do alemão Modularer E-Antriebs-Baukasten, ou "Plataforma modular de construção elétrica". Em breve, a marca também deverá lançar os modelos ID.1, ID.2, ID.7 e a ID.Buzz.
O primeiro em escala crescente oferecido atualmente é o ID.3, uma espécie de hatch esportivo que tem porte muito próximo ao de um Golf:
Porte: Hatch médio
Motor: Motor elétrico de 150 a 204 cv e 28 a 31,6 kgf.m de torque
Aceleração: 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e 7,3 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Autonomia: de 330 a 550 quilômetros
Diferencial: É, hoje, o modelo de entrada da família de carros elétricos da Volks. Tem o tamanho de um Golf, mas é mais espaçoso por conta da melhor distribuição no interior.
Visual: É o carro que deve inspirar os próximos modelos a serem lançados da família ID. Não é arrebatador como o Golf, mas tem desenho sóbrio e elegante.
O segundo carro da família, que também foi apresentado ao público brasileiro, é o ID.4, um crossover de porte médio do tamanho de um Volkswagen Taos.
Porte: SUV médio
Motor: Um ou dois motores elétricos de 146 a 299 cv e 22,4 a 31,6 kgf.m de torque
Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e 6,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Autonomia: de 346 a 522 quilômetros
Diferencial: É o SUV médio da marca no segmento de carros elétricos, justamente o segmento que mais atrai consumidores hoje em dia.
Visual: Tem muita inspiração no ID.3, como se fosse seu "irmão maior", com a vantagem de ter ainda mais espaço interno e conforto para toda uma família. O design segue a filosofia de sobriedade.
Porte: SUV-cupê médio
Motor: Um ou dois motores elétricos de 146 a 299 cv e 22,4 a 31,6 kgf.m de torque
Aceleração: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e 6,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Autonomia: de 346 a 522 quilômetros
Diferencial: É a versão acupezada do ID.4, com pegada mais esportiva.
Visual: É praticamente um ID.4 visto de frente, mas tem desenho cupê e mais acentuado na traseira, que fica mais arrojada e de certa forma mais esportiva dependendo do ponto de vista.
Porte: SUV médio de sete lugares
Motor: Um ou dois motores elétricos de 204 a 306 cv e até 31,6 kgf.m de torque
Aceleração: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos
Velocidade máxima: 160 km/h
Autonomia: de 436 a 588 quilômetros
Diferencial: É o SUV médio de sete lugares da empresa com proposta mais familiar, como faz o Tiguan AllSpace no line-up atual de carros com motor a combustão no Brasil.
Visual: Outro carro que tem total inspiração visual no ID.4, mas com traseira mais alta voltada ao conforto dos ocupantes extras da terceira fileira de assentos.
Como falamos, a marca ainda pretende lançar nos próximos anos outros modelos da família ID, para categorias diferentes das quais a empresa já atua. O ID.1, por exemplo, será o substituto do up!. Já o ID.2 será um SUV compacto, com jeitão de T-Cross/T-Roc.
O ID.7, no entanto, será um modelo de alto luxo para suprir a aposentadoria do Passat em alguns mercados - e por isso terá versões sedã e perua. E a ID.Buzz, como já falamos por aqui, é o carro comercial que a Volks planeja introduzir para quem sabe um dia ser ou representar a histórica Kombi.