O novo Peugeot 208 1.0 agora tem o motor 1.0 Firefly e preços competitivos. A linha 2023 do Peugeot 208 promete causar alvoroço no mercado de hatches no país. A estratégia da marca francesa, que integra o grupo Stellantis, parece ser essa mesmo. E o carro chega para brigar de igual para igual com Fiat Argo, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.

https://www.webmotors.com.br/comprar/peugeot/208/10-firefly-flex-like-manual/4-portas/2022-2023/43771257?pos=a43771257b:&np=1
Todos esses concorrentes citados, aliás, custam mais que os R$ 72.890 cobrados pela versão Like de entrada do novo 208 1.0. E isso tudo entregando menos, na maioria dos casos. Para lembrar, a opção de mais barata do hatch da marca do leão tem multimídia de 10,3 polegadas com espelhamento de Android Auto e Apple Car Play, luzes de rodagem diurna (DLRs) dianteiras no bonito estilo "dentes de sabre", quatro airbags, duas entradas USB, ar-condicionado digital e retrovisores elétricos.
Na versão posicionada logo acima, a Style, que custa R$ 79.990, o 208 ainda traz teto-solar panorâmico, faróis full-LED, câmera de ré e sensores de estacionamento traseiros, rodas de liga leve com aros de 16 polegadas e carregador de celular sem fio.
Com esse conjunto, a briga fica mais complicada para os rivais. Para tirar algumas dúvidas nesse embate, fizemos aqui um comparativo virtual para saber se o novo Peugeot 208 é realmente um forte concorrente no segmento.
Sabemos que o Hyundai HB20 é o líder do mercado de hatches zero-quilômetro atualmente, mas vamos começar essa briga com um duelo dentro de "casa", já que as duas marcas - Fiat e Peugeot - fazem parte do mesmo grupo Stellantis: Argo 1.0 x 208 Like. O primeiro embate vem no preço. A versão promocional do "leão" é vendida por R$ 72.990, enquanto o Argo de entrada custa R$ 76.091 (considerando preços de São Paulo).
São pouco mais de R$ 3 mil de diferença, mas isso não se resume em equipamentos. O Argo tem airbag duplo, retrovisores externos manuais, não tem central multimídia nem portas USB, e o ar-condicionado é manual. Ponto para o 208.
Apesar de compartilharem o mesmo motor, o Argo tem uma pequena vantagem (bem pequena mesmo) na potência e torque. Enquanto no Peugeot o 1.0 FireFly de três cilindros e seis válvulas rende 75 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque, no Argo ele vai a 77 cv e 10,9 Kgf.m. O câmbio nos dois é o mesmo: manual de cinco marchas.
Em porte, os dois modelos também são semelhantes. O Argo se destaca na capacidade do porta-malas, que leva 300 litros, contra 265 litros do Peugeot. Em entre-eixos, contudo, o Peugeot se sai discretamente melhor: são 2,53 m, ou 1 cm a mais que no hatch da Fiat).
O Hyundai HB20 em sua versão de entrada, a Sense, é vendido por R$ 74.590, exatamente R$ 2.600 a mais que o 208 Like. A lista de equipamentos, no entanto, fica atrás ,assim como a do Argo 1.0. Até tem os mesmos quatro airbags que o Peugeot, mas no interior vemos apenas um rádio com Bluetooth, e os retrovisores são manuais.
Na motorização, o Hyundai HB20 Sense mostra uma pequena vantagem. O hatch tem motor Kappa 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, que entrega 80 cv de potência máxima (5 cv a mais), mas fica um pouco abaixo no torque, com 10,2 kgf.m (0,5 kgf.m a menos). O câmbio também é manual de cinco marchas.
O HB20 é ligeiramente menor que o Peugeot, mas compensa isso com alguma vantagem do porta-malas mais espaçoso. Leva os mesmos 300 litros do Argo (35 litros a mais que o Peugeot). No papel, o HB20 é 6 cm menor no comprimento (3,94 m) e 1,8 cm na largura (1,72 m). Mas empata no entre-eixos, com diferença desprezível de milímetros, e é maior por 1 cm na altura.
O terceiro da lista de concorrentes do Peugeot 208 será, sem dúvidas, o Chevrolet Onix. Atual segundo colocado no ranking acumulado de vendas (de janeiro a abril) da Fenabrave, o hatch produzido em Gravataí (RS) custa iniciais R$ 76.290 (R$ 3.300 a mais). Em comparação com o 208, o modelo tem dois airbaghs a mais (são seis), rádio Bluetooth e banco traseiro bipartido.
O modelo da Chevrolet também tem motor de três cilindros, só que mais potente. São 82 cv de potência (7 cv a mais que o 208) e 10,6 kgf.m de torque. O câmbio é manual de seis marchas, o que garante uma amplitude maior na relação - e, por consequência, maior economia de combustível.
As medidas do Chevrolet Onix básico são, na maioria, melhores do que as dos concorrentes citados acima. Ele é quase 11 cm maior que o 208 (4,16 m), leva 10 litros a mais no porta-malas (275 litros) e tem pouco mais de 2 cm na distância entre eixos (2,55 m) — o melhor dos citados até aqui.
Tirando alguns detalhes aqui e ali, o 208 tem pacote de itens interessante, motor confiável, preço inferior aos dos concorrentes e espaço interno razoável. Sendo assim, não seria absurdo dizer que tem potencial para bons resultado de vendas. No comparativo acima, ao que tudo indica, seu maior rival será o Chevrolet Onix, que é um pouco mais caro mas também é superior em alguns quesitos.
A questão para um carro da Peugeot vai sempre além dos seus adjetivos, pois esbarra na desconfiança do consumidor. Isso vem sendo superado ao longo dos últimos anos e, com a fusão da marca francesa com a Fiat e outras, sob a bandeira Stellantis, essa percepção tende a mudar. Se isso acontecer, é provável que bons ventos levem o hatch da marca do leão a posições relevantes no ranking de emplacamentos.



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