A BMW lança no mercado brasileiro mais uma opção na Série 3. É o M3 CS, modelo que tem a preparação da divisão "M" e algumas coisas a mais.
O M3 CS é o modelo mais exclusivo da Série 3. Tanto que apenas 17 unidades foram destinadas ao Brasil, e cada uma será vendida pela pechincha de R$ 1,3 milhão. Alguma dúvida de que esse pequeno estoque acabará logo?
Os 17 abonados e felizardos levarão para casa uma verdadeira joia de desempenho e tecnologia.
Para começar, o M3 CS é o mais forte da história: entrega 550 cv de potência. São 40 cv a mais que no M3 Competition - que já é vendido por aqui por pouco mais de R$ 800 mil. Além disso, o torque é de obtusos 66 kgf.m.
Com esse motor de seis cilindros em linha e dois turbocompressores com pressão aumentada de 1,7 para 2,1 bar - que é baseado no do M4 GT3 de corrida - o modelo acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos, chega aos 200 km/h em 11 segundos e atinge a velocidade máxima de 302 km/h, limitada eletronicamente. A transmissão M Steptronic tem oito marchas e a tração é integral xDrive.
Esse desempenho ajudado pela redução no peso do carro, obtida com a aplicação de vários componentes feito em fibra de carbono. Caso de teto, capô, para-choque dianteiro, entradas de ar, capas dos espelhos retrovisores externos, difusor traseiro e spoiler. Já o silenciador do escape traseiro é em titânio, e sozinho reduz em mais de 4 quilos o peso de todo o sistema de escapamento. As várias reduções resultam em uma diminuição de cerca de 20 quilos em comparação com o BMW M3 Competition.
Na cabine - ou seria cockpit? - a fibra de carbono aparece nos paddles shifts e em alguns acabamentos internos. Aliás, no interior o destaque absoluto são os bancos dianteiros em forma de concha M Carbon, que também contribuem na redução do peso total do carro.
Visualmente, sobressaem no carro a grade em forma de rim sem moldura, as linhas de contorno vermelhas e o emblema "M3 CS" na parte superior das duas barras horizontais da grade. Tanto o emblema do modelo na frente quanto seu equivalente na tampa do porta-malas têm superfícies pretas com borda vermelha.
Os faróis são BMW Laserlight e as luzes de rodagem diurnas (DRLs) são em tom amarelo, em referência aos carros de corrida Gran Turismo. Ficam acesos durante a sequência de boas-vindas e quando os faróis baixos ou altos estão ligados.
A tecnologia de chassis do novo BMW M3 CS foi ajustada precisamente às características de desempenho do motor, ao conceito geral do veículo e à sua distribuição de peso. As configurações específicas do modelo para o sistema DSC e o modo dinâmico M também foram aprimoradas pensando em demandas específicas da condução em circuito de alta velocidade.
As configurações de cambagem das rodas, amortecedores, molas auxiliares e barras estabilizadoras também foram alteradas para otimizar a precisão da direção e de controle lateral nas curvas. Os amortecedores controlados eletronicamente da suspensão adaptativa M CS também têm configuração exclusiva, assim como a direção M Servotronic com relação variável e seu sistema de freios.
Também na lista de equipamentos de série do novo BMW M3 CS estão as rodas de liga leve M forjadas com design exclusivo de raios em V e acabamento dourado. Têm 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás, e calçam rodas pneus especiais desenvolvidos especificamente para o M3 CS - as medidas são 275/35 R19 na frente e 285/30 R20 atrás.
Criada para uso extremo nas pistas, a versão CS também tem diversos atributos para tornar o modelo ainda mais veloz, como o Diferencial Ativo M no eixo traseiro – cujo funcionamento também é totalmente variável – que contribui para a sensação característica do M ao acelerar nas curvas.
Há também o menu M Setup, que permite que o motorista mude da configuração padrão de tração integral para o modo tração integral Sport, que direciona uma proporção ainda maior do torque do motor para as rodas traseiras. O motorista também pode desligar completamente o sistema Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e ativar o modo tração traseira.
Ao enviar a potência de tração apenas para as rodas traseiras e suprimir qualquer intervenção dos sistemas de controle de estabilidade, a experiência de condução fica mais intensa e divertida.
Quer mais? o M3 CS também é equipado com o sistema M Drive Professional, que embute as funções M Drift Analyzer e M Laptimer para avaliar e registrar habilidades de condução e desempenho na pista. E ainda tem o M Traction Control, que oferece ajustes na aceleração, na curva de torque e na programação dos sistemas de controle de tração e de estabilidade para dar mais segurança em terrenos difíceis, ou uma pilotagem ainda mais direta e esportiva – de acordo com a escolha do motorista.
Não, não acabou. Lembre-se de que estamos falando de um carro que custa mais de R$ 1 milhão. Então também estão a bordo sistemas interativos para facilitar a condução do veículo e proporcionar uma melhor experiência a bordo. São eles o Driving Assistant, o Parking Distance Control, o BMW Display Key, o assistente de farol alto, o M Head Up Display, o carregamento wireless para celulares e o ar-condicionado de duas zonas.
Por fim, algumas funções do BMW M3 CS podem ser ativadas remotamente pelo My BMW App. É possível localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis e acionar a ventilação do carro. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível de combustível, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control, como fluido de freio, e ainda receber notificações a cada atualização remota de software.
Agora chega, né? Pois saiba que o M3 CS aí das fotos é pintado na chamativa cor verde Signal, mas quem não quiser chamar tanto a atenção poderá optar pelas cores cinza Brooklyn ou preto Safira.