O canal de notícias da Webmotors

Quantas concessionárias cada marca de motos tem?

Importante para pós-venda e assistência técnica, número de lojas interessa aos consumidores. Confira aqui os números

por Roberto Dutra

Quando o consumidor pensa em comprar uma moto nova, um dos aspectos que sempre são levados em conta é o número de concessionários autorizados que a marca tem. Muito compreensível, já que ter uma rede consolidada é importante principalmente para o pós-venda e para a assistência técnica, em caso de necessidade.
A quantidade de lojas autorizadas também pode ser determinante na escolha da próxima moto. E, muitas vezes, esse número nem é o mais importante - a localização também conta muito. Afinal, não adianta comprar uma moto de uma marca que tem dezenas de autorizadas, mas nenhuma está perto de você, certo?
Pensando nisso, fizemos um levantamento do número de concessionários que as principais marcas de motos presentes no país têm, atualmente. Além de ser um dado curioso, também pode influenciar na escolha da sua próxima moto.

Naturalmente todas as marcas têm uma quantidade maior de autorizadas no Estado de São Paulo. Mas algumas já se espalharam muito bem pelo país. Confira abaixo:

Honda - 1.100 concessionários

Líder isolada de mercado e com vendas que superam as 120 mil unidades mensais, a marca da asa é a que tem o maior número de revendas e, também, a maior capilaridade: está presente em cidades grandes, médias e pequenas.

Yamaha - 590 concessionários

A segunda maior vendedora de motos do país também é a segunda em número de revendas. Não tem a mesma capilaridade da Honda, mas também pode ser encontrada em muitas cidades médias e pequenas. E, curiosamente, em algumas regiões tem mais lojas que a rival.

Shineray - concessionários 270

A terceira maior vendedora de motos do país também é a terceira em número de lojas. Com quase três centenas de pontos de venda, a Shineray já vendeu quase 59 mil motos no país este ano, até junho. Curiosamente foi apenas há pouco tempo que a marca passou a investir pesado em São Paulo e outras capitais - antes, priorizava a região Nordeste. Levando-se em conta que sua matriz e linha de montagem ficam em Suape (PE), nada mais coerente.

Avelloz - 190 concessionários

Você pode nem conhecer a marca Avelloz, mas saiba que ela é a quinta marca que mais vende motos no mercado brasileiro. E são apenas três modelos: AZ1, AZ 125 Alfa e AZ160 Xtreme. Somando as três, a marca já emplacou mais de 14 mil unidades este ano, até junho. São raras de ver em algumas regiões porque, assim como a Shineray fazia, a Avelloz foca principalmente na região Nordeste - a linha de montagem fica na cidade de Paulista (PE), a menos de 20 quilômetros da capital Recife.

Suzuki - 140 concessionários

A terceira maior em abrangência nacional não é a terceira que mais vende motos. A Suzuki, atualmente, é a 15ª neste ranking - já foi a terceira , mais de uma década atrás. Mas compensa essa equação por vender, nas mesmas lojas - nem em todas, mas em quase todas -, modelos das marcas Haojue (8ª marca que mais vende motos no país), Zontes (13ª), Kymco (só scooters, fora do top 20) e Hisun, que só tem quadriciclos.

Bajaj - 45 concessionários

A marca de origem indiana tem apenas três anos de atuação no Brasil, mas já mostrou que veio para ficar: tem registrado vendas sólidas - é a 7ª no ranking, atualmente, com mais de 11 mil emplacamentos este amo, até junho. E já montou uma rede de concessionários significativa, com 45 lojas que pegam quase todas as regiões brasileiras. Tudo isso depois de chegar com apenas três modelos, aumentar para quatro no ano passado e para cinco este ano. A Bajaj ainda vai dar muito o que falar no mercado brasileiro.

Royal Enfield - 41 concessionários

Outra indiana (mas com origem inglesa) que já mostrou que veio para ficar, a Royal Enfield tem atualmente 41 concessionários. E continua inaugurando pelo menos uma a cada mês. Não por acaso já é a 6ª marca que mais vende motos no país. E certamente vai crescer, já que tem mais lançamentos programados para este ano e precisará de uma rede de autorizadas que dê conta.

Dafra - 40 concessionários

Quando falamos de uma marca que tem produtos bons e com preços acessíveis, destinados a um leque amplo de consumidores e fora do universo "premium", pensamos que deve ter uma rede grande e capilarizada, certo? Bem, não é o caso. São apenas quatro dezenas, número correto para uma newcomer, mas não para uma marca que está há 18 anos no mercado. Se contarmos essas revendas e mais pontos autorizados de assistência técnica e até lojas de peças, são 90 - número expressivo. Mas, de toda forma, a Dafra é, atualmente, apenas a 12ª no ranking de vendas. Já foi a quarta, no hoje distante ano de 2009...

Triumph - 39 concessionários

Entre as chamadas "marcas premium", a Triumph se destaca como a dona da maior rede de lojas. São quase 40, com uma distribuição inteligente que pega não apenas as grandes capitais ou cidades conhecidas, mas também localidades como Caxias do Sul (RS), Itajaí (SC), Várzea Grande (MT), Sinop (MT) e Palmas (TO), entre muitas outras. No último Festival Interlagos - Motos, a Triumph (que é a 10ª no ranking) inclusive revelou que pretende inaugurar mais lojas, progressivamente.

Kawasaki - 36 concessionários

A 11ª marca que mais vende motos no país tem uma rede relativamente enxuta na comparação com as conterrâneas, e talvez por isso - também - seus volumes de venda sejam relativamente enxutos. Motos bacanas, competitivas e com preços justos a Kawasaki tem. Merecia uma rede de concessionários maior.

Ducati - 20 concessionários

A Ducati é uma típica "marca premium", com número de concessionários e volumes de venda enxutos - mas com modelos de altíssimo valor agregado. Sendo assim, na estratégia da italiana no Brasil o importante não é ter muitas lojas, mas que tenham localização estratégica. Desta forma, 20 lojas atendem bem à proposta da marca e também a seus consumidores. A marca está em lugares como Florianópolis (SC), Londrina (PR), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Vitória (ES), João pessoa (PB), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Campinas (SP), Taubaté (SP) e São Paulo (SP), entre outras.

Harley-Davidson - 13 concessionários

A marca americana já teve uma rede de lojas bem maior no Brasil, mas depois que a matriz definiu uma nova estratégia comercial mundial, uns cinco anos atrás, o número diminui junto com a capacidade de rentabilidade das autorizadas diante da nova realidade - linha enxuta, prioridade para modelos caros e objetivo de se tornar uma marca "super premium". Uma pena, pois as motos da Harley-Davidson voltaram a ser "motos de rico" e a rede encolheu.

Aproveite também:

Mega Feirão Webmotors

O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?


Oferta Relacionada: Marca:DAFRA Modelo:CRUISYM-150

Comentários

Carregar mais