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Qual picape média suporta maior peso de carga?

Vamos mostrar a capacidade dos modelos mais vendidos do mercado brasileiro para ajudar quem tem esse item como essencial

por Lucas Cardoso

A capacidade de carga de uma picape média pode ser um dos critérios mais importantes para aqueles interessados em um carro para trabalho. Entre os modelos mais vendidos do país nessa categoria até março, a maioria tem tração 4x4 e a cabine pode ser dupla ou simples.
Para deixar o amigo leitor informado, fizemos uma lista com os seis modelos mais vendidos no país, só que ranqueados pela quantidade máxima de carga que cada picape leva. A lista usa como base o levantamento de emplacamentos de janeiro a março divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
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Qual picape leva mais carga?

Ford Ranger

A primeira integrante da lista é a Ford Ranger XL cabine simples. Apesar de ser apenas a terceira mais vendida no trimestre, com 3.010 unidades emplacadas, a picape da marca americana é a que mais carrega peso entre as concorrentes. Ao todo, são 1.234 kg de carga útil levados pela Ranger de duas portas.
Para empurrar esse peso todo, a picape faz valer a força do motor turbodiesel 2.2 de 160 cv potência e torque de 39.3 kgf.m. Nessa versão, o propulsor vai acoplado a um câmbio manual de seis velocidades, com tração nas quatro rodas. A Ranger cabine simples custa a partir de R$ 218.290.
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Na variante quatro portas da Ranger XL, também com tração nas quatro rodas, a capacidade de carga da picape cai para 1.123 kg e o preço sobe para R$ 232.090. Se a tração não for decisiva, há duas versões 4x2 com preços menores: R$ 211.490 (XLS) e R$ 220.490 (Black). Os modelos levam mais peso que a opção cabine dupla com tração nas quatro rodas (1.168 kg) e trazem pacote mais interessante de itens.
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Chevrolet S10

Em segundo na lista por capacidade e também nas vendas, a Chevrolet S10 LS cabine simples emplacou 5.561 unidades no trimestre e leva 1.220 kg de carga útil — 14 kg a menos que a Ranger XL de duas portas. O modelo  tem tração nas quatro rodas e motor maior que o usado na concorrente Ford com 2.8 litros.
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A potência gerada pelo motor da picape da Chevrolet é de 200 cv e o torque atinge os 51 kgf.m. O trem de força é casado com um câmbio manual de seis marchas, com tração integral temporária. A versão LS cabine simples tem preço sugerido de R$ 235.690.  As opções com cabine dupla variam de R$ 231.340 e beira os R$ 300 mil na versão High Country, mais completa da gama.
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Volkswagen Amarok

A Volkswagen Amarok é a terceira colocada na nossa lista de modelos que mais levam peso. Segundo ficha técnica da própria montadora, a picape pode carregar até 1.156 kg nas versões com motor V6 de 256 cv de potência. Apesar da boa capacidade, a Amarok só foi a sexta mais vendida no trimestre com 1.711 unidades emplacadas. O resultado abaixo pode ser reflexo do fim das versões mais "em conta" da picape e que usavam o motor biturbo diesel 2.0 de 180 cv e 42,8 kgf.m de torque.
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Na configuração Highline, uma das duas que seguem disponíveis, a Amarok não sai por menos de R$ 310.160. Entre as concorrentes citadas, a picape da marca alemã é a única a trazer apenas alternativas em sua linha com câmbio automático e tração nas quatro rodas do tipo integral.
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Mitsubishi L200 Triton

Em quarto no ranking, a Mitsubishi L200 Triton  leva até 1.050 kg de carga útil. Equipada com motor a diesel, é a quarta colocada entre as picapes médias mais vendidas no trimestre. Ao todo, o modelo teve 2.715 unidades comercializadas em todas as suas versões.
Assim como as demais, a tração da L200 também é 4x4 e o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de seis velocidades. As caixas estão sempre acopladas ao motor turbodiesel 2.4 de quatro cilindros, que rende a potência máxima de 190 cv e o torque de 43,3 kgf.m.
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Ao consumidor pessoa física, a picape da Mitsubishi é vendida em versão cabine dupla com preços a partir de R$ 228.990 nas versões Outdoor, que ainda tem o visual da linha 2020. Nas versões Sport, a L200 já tem design novo e custa a partir de R$ 255.990 (configuração GLS).
Veja as fichas técnicas de todas as versões da Mitsubishi L200 Triton

Nissan Frontier

A quinta da lista em capacidade é a Nissan Frontier, que teve sua nova linha apresentada no início deste mês. A picape da marca japonesa consegue carregar até 1.032 kg de carga e é empurrada em todas as versões por um motor 2.3 turbo diesel de 190 cv e 45,9 kgf.m de torque. O modelo é vendido em cinco versões, todas com a mesma motorização e preços a partir de R$ 230.197, na versão S.
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No ranking das mais vendidas, a picape da marca japonesa aparece na quinta colocação com 2.149 emplacadas até março. Vale lembrar que a Frontier é a única picape média da lista com suspensão do tipo multilink (braços múltiplos). O sistema é pensado para favorecer o conforto dos ocupantes na rodagem e substitui o conjunto tradicional com eixo rígido associado a feixes de mola.
Veja as fichas técnicas de todas as versões da Nissan Frontier

Toyota Hilux

Por fim, a última da lista é a Toyota Hilux que aparece em primeiro no ranking das picapes médias mais vendidas, com 9.488 unidades emplacadas no trimestre. O modelo tem a menor capacidade de carga entre as concorrentes, e pode levar até 1010 kg em suas versões com cabine simples.
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Essa configuração é vendida por R$ 224.700, mas nas demais alternativas com cabine dupla o valor pode chegar até R$ 320.090 — preço da versão recém-lançada GR-S. Em todas as opções, a motorização é a mesma, um 2.4 turbodiesel capaz de gerar 204 cv e 42,8 kgf.m de torque. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático também com seis velocidades.
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