Evoque cresce e vira "mini-Velar" na nova geração

Modelo de luxo também conta com sistema meio-híbrido para gerar mais potência e economia

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Evoque cresce e vira "mini-Velar" na nova geração
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Conforme antecipamos no começo da semana, o Range Rover Evoque ganhou uma nova geração. Como esperado, o SUV compacto de luxo ganhou linhas similares ao Velar, que no frigir dos ovos é uma evolução do visual do primeiro Evoque. Considerando o sucesso do modelo no mundo, era esperado algo nesse sentido, sem grandes revoluções visuais.

A identidade do Evoque foi responsável pela revolução na marca. O SUV é vendeu mais de 772 mil unidades no mundo. No entanto, apesar das mudanças já esperadas no visual, há importantes modificações nas motorizações e plataforma.

 Range Rover Evoque 2020
2020 Range Rover Evoque
Legenda: Range Rover Evoque 2020
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O novo Evoque é o primeiro modelo da empresa a usar a plataforma chamada de Premium Transverse Achiteture (PTA), essa base permite a eletrificação e será estendida para modelos como Discovery Sport e Jaguar E-Pace nas próximas gerações. Apesar disso, neste momento o Evoque não será elétrico ou híbrido, mas adotará um sistema híbrido-leve baseado em um sistema elétrico de 48V.

 Range Rover Evoque 2020
2020 Range Rover Evoque 1
Legenda: Range Rover Evoque 2020
toggle button

Neste sistema, quatro vezes mais potente que os usados em carros comuns, um gerador é instalado ao motor a combustão e a carga é enviada para um conjunto de baterias. Sendo assim, em velocidades abaixo dos 17 km/h, o motor a combustão é desligado e, dependendo da situação, o gerador elétrico se associa ao motor a combustão para gerar mais potência. A versão escolhida, equipada com motor 2.0 Ingenium a gasolina, conta com 300 cv e 40,8 kgf.m.

Sem o sistema híbrido, o motor 2.0 turbo equipa outras versões e rende 250 cv e 37,2 kgf.m de torque. O câmbio é produzido pela ZF e possui nove marchas e tração integral administrada pela segunda geração do sistema Terrain Response.

Segundo a marca, a capacidade off-road do Evoque também foi melhorada. Para isso, a suspensão também foi revisada. Uma das novidades para quem usa o SUV na terra é um sistema chamado Clear Sight, que mostra o que passa embaixo do carro.

 Range Rover Evoque 2020
2020 Range Rover Evoque 2
Legenda: Range Rover Evoque 2020
toggle button

Outra novidade tecnológica é o Clear Sight Rear Mirror, que conta com uma câmera instalada na traseira do carro e transformando o retrovisor interno em uma tela, ampliando a visualização em relação ao espelho tradicional.

A troca de plataforma também favoreceu o espaço interno, agora são 2,1 cm a mais no entre-eixos, totalizando 2,68 metros. O porta-malas está 6% maior, chegando aos 610 litros se contarmos o espaço até o teto. Na lista de itens, há uma nova central multimídia de 10 polegadas compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, enquanto o painel de instrumentos é digital com 12,3 polegadas. Há ainda assistentes de condução, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de faixa.

 Range Rover Evoque 2020
2020 Range Rover Evoque 3
Legenda: Range Rover Evoque 2020
toggle button

A marca informou que preços e versões serão divulgadas em fevereiro de 2019, durante o Salão de Chicago.

Comentários