O canal de notícias da Webmotors

Range Rover sobe escadaria de 999 degraus na China

Versão Sport híbrida é primeiro SUV a chegar no topo de um dos pontos turísticos mais famosos do país asiático

por Redação WM1

O marketing das montadoras volta e meia inventa um recorde para divulgar as características de um determinado modelo.  Foi assim no ano passado com o Jaguar E-Pace, apresentado executando uma acrobacia no ar.
A Land Rover, que pertence ao mesmo grupo automotivo, colocou o Range Rover Sport PHEV, híbrido plug-in, para percorrer os 11,3 km da Tianmen Mountain Road, também conhecida como Estrada do Dragão, na China, e na sequência subir uma escadaria de 999 degraus até o arco de pedra natural Heaven's Gate, um ponto famoso turístico local. A marca anuncia que se trata do primeiro SUV a chegar no topo.

O desafio foi cumprido pelo piloto Ho-Pin Tung, da equipe Panasonic Jaguar Racing, que levou cerca de 20 minutos para vencer as 99 curvas da estrada sinuosa, acelerando o Range Rover híbrido ajustado no modo Dinâmico - o seletor Terrain Response ajusta as suspensões, o motor, o volante e o câmbio de acordo com diferentes estilos de condução. No caso, o piloto escolheu o mais esportivo.

No pé da escadaria, que tem inclinação de 45 graus, Ho-Pin Tung ajustou o Terrain Response para maior tração e chegou ao topo (confira no vídeo abaixo).

O Range Rover Sport PHEV combina o motor 2.0 turbo Ingenium a gasolina com outro, elétrico, para render 404 cv de potência e 65,2 kgf.m de torque, com tração integral e transmissão automática de oito marchas. Uma das vantagens do trem de força híbrido é que o motor elétrico dá uma força extra inclusive nas arrancadas, com torque máximo quase instantâneo.

De acordo com a Land Rover, além de ser capaz de escalar 999 degraus de uma escadaria bem inclinada, o Range Rover Sport híbrido pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 220 km/h. Nada mau para um carro que pesa 2.471 kg.
No modo 100% elétrico, a autonomia prometida das baterias, que são recarregadas na tomada, é de até 51 km. No híbrido, o consumo médio de gasolina anunciado pela Land Rover é de 35,7 km/l. Essa configuração ainda não é comercializada no Brasil.

O recorde na China foi o último dos desafios encarados pelo Range Rover Sport PHEV, que já participou de uma corrida contra uma nadadora e um atleta de alta resistência, de uma escalada recorde em Pikes Peak, nos Estados Unidos, de uma corrida no deserto na Península Arábica e da descida do Caminho do Inferno, na Suíça.

Comentários

Carregar mais