A Porsche é mais conhecida pelos seus esportivos, como o icônico 911 e o clássico 356. Mas um dos modelos mais raros da marca está mais próximo dos combates que das batalhas nas pistas de corrida: o 4x4 militar 597 Jagdwagen.
Um exemplar deste raro Porsche, justamente o carro das fotos, será uma das atrações de um leilão organizado pela RM Sotheby's, que acontece nos Estados Unidos em agosto. Trata-se do quinto carro de apenas 22 exemplares do modelo configurados para o exército alemão.
Em 1953, os militares da então Alemanha Ocidental lançaram uma concorrência para a compra de um novo veículo utilitário leve. Com a experiência adquirida na Segunda Guerra Mundial, a Porsche decidiu submeter um projeto que herdava várias características do Volkswagen Kübelwagen, como a mecânica a ar e a carroceria de aço com linhas retas.
Foi assim que surgiu o 597 Jagdwagen, um modelo com estrutura monobloco equipado com um motor traseiro 1.5 boxer de quatro cilindros vindo do esportivo 356 (com potência reduzida de 70 cv para 50 cv para priorizar a durabilidade) e um sistema de tração 4x4. Sim, isso tudo muito antes de a marca pensar em fazer o SUV Cayenne!
Além da tração nas quatro rodas, o Porsche trazia características interessantes, como a carroceria sem portas e com fundo selado para permitir ao 4x4 a capacidade de flutuar em travessias de rios.
Apesar do sucesso nos testes, o custo mais alto de aquisição e manutenção do carro (afinal, um Porsche sempre é um Porsche...) pesou na avaliação final e os militares alemães abriram mão do 597 para comprar o DKW Munga - modelo que, curiosamente, viria ser feito pela Vemag no Brasil com o nome de Candango.
Mesmo com o fracasso na venda do 597 Jagdwagen, a Porsche decidiu seguir com o projeto e, entre 1956 e 1960, tentou vender o carro para o mercado civil e para as forças armadas de outros países. Mas não obteve sucesso e, no fim das contas, foram produzidos apenas 71 exemplares do modelo, dos quais 50 existem até os dias atuais.
Voltando ao carro do leilão, o exemplar foi vendido em 1956 para um concessionário Porsche da Alemanha, e depois passou pelas mãos de vários donos. Totalmente restaurado, o carro tem pintura no tom verde usado pelos veículos militares alemães e uma capota de lona para oferecer proteção - mínima - ao motorista.