O canal de notícias da Webmotors

Renault apresenta novo SUV na Europa

Batizado de Symbioz, modelo é híbrido, bonito e tem chances e chegar ao mercado brasileiro - mas isso ainda vai demorar

por Roberto Dutra

A Renault mostrou, na Europa, seu novo SUV. Batizado de Symbioz, o novo modelo fica posicionado no lineup da marca acima do Duster - que inclusive acabou de ganhar uma nova geração.
No mercado brasileiro, o Duster atual continuará por um bom tempo. Mas, em algum momento, será substituído por esta nova geração. Na sequência, a Renault poderá lançar o Symbioz - ou algum derivado - por aqui. A explicação é simples: a marca já disse que pretende ter mais SUVs no Brasil, e esse tipo de veículo promete continuar bombando nos próximos anos.

Como é o design do Renaut Symbioz?

O Symbioz é bonitão. A frente agressiva exibe faróis afilados junto ao capô e mais conjuntos óticos, estes verticais, nas margens do para-choque dianteiro. Mais abaixo, há uma grade estreita e comprida com uma única barra horizontal, e já no para-choque surge a grade principal.
O bom gosto continua de perfil, que mostra uma aparência musculosa e linha de cintura bem alta. Na parte inferior das portas há um vinco bacana, que se estende até o arco das caixas de rodas - estes têm acabamento preto fosco.
Lá atrás, pura elegância. Tampa chapada, o nome do carro centralizado, nada de firulas. invencionices ou excessos e lanternas bonitas, que começam na tampa e se estendem para as laterais, alargando-se progressivamente. Nem parece coisa da mesma marca que já produziu alguns modelos em que a beleza não era exatamente uma virtude.

Como é o interior do Renault Symbioz?

O interior, por sua vez, tenta ser minimalista. Volante multifuncional com três raios e muitos botões, painel digital de 10,3 polegadas, tela multimídia de 10,4 polegadas no centro do tablier, mas ligeiramente voltada para o motorista, alavanca de câmbio com acabamento cromado e botões dos vidros elétricos nas portas no padrão mais convencional possível.
Entre os principais recursos internos, duas tomadinhas USB-C na frente e mais duas atrás, carregador de smartphone por indução, teto solar panorâmico com dispositivos para ficar opaco e multimídia openR link com Google integrado e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O Symbioz tem 4,41 m de comprimento, praticamente o mesmo que um Jeep Compass. Lá atrás, po porta-malas pode levar ótimos 629 litros, mas para isso é preciso correr o banco traseiro para frente - sobre trilhos - em 16 cm. Aí, perde-se espaço interno. No padrão normal, o bagageiro leva 492 litros, volume bem honesto.

Qual é o motor do Renault Symbioz?

Por enquanto, o Symbioz só tem uma opção de motorização, a E-Tech Full Hybrid. É um conjunto híbrido convencional, com dois motores elétricos - um principal de 36 kW e outro apenas para partidas, com 18 kW - e um a combustão, com quatro cilindros, 1.6 litro e 94 cv.
A potência combinada é de 145 cv de potência. A transmissão é a chamada Intelligent Multimode, sem embreagem, com quatro marchas para o motor térmico e duas para o elétrico. Segundo a Renault, o consumo médio do Symbioz é de 21,7 km/l.

As assistências ao motorista sobressaem no Symbioz. O carro tem assistência à condução de nível 2, adaptação inteligente de velocidade no controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Start&Stop, manutenção de faixa, reconhecimento de sinais, frenagem automática de emergência em marcha à ré, câmera 360°, sensores dianteiros, traseiros e laterais, e ainda alertas de tráfego cruzado traseiro e de saída segura do ocupante.
Esse novo Renault será fabricado em Valladolid, na Espanha, e deve chegar às lojas no segundo semestre deste ano. Inicialmente serão quatro versões - Techno, Spirit Alpine e Iconic. Os preços ainda não foram revelados.
Oferta Relacionada: Marca:RENAULT Modelo:KARDIAN

Comentários

Carregar mais