Aposta firme da marca francesa para mercados da América Latina, Turquia, Oriente Médio e Norte da África, o novo SUV Boreal começa a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem e estreia prevista para o último trimestre.
São Três versões, com preços estimados de R$ 180 mil a R$ 240 mil. Os alvos principais são Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Volkswagen Taos.

O estilo da dianteira avançada tem várias divisórias, faróis de LED, rodas de 19 polegadas de desenho ousado, teto solar e pintura do teto em preto. Já a parte traseira, propositalmente discreta, é seu melhor ângulo.
O modelo tem dimensões generosas: 4,55 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas surpreende pela capacidade para 522 litros e chega a 1.279 litros, ao rebater o banco traseiro.
A arquitetura do Boreal prevê versão flex semi-híbrida de 48 Volts. Todavia, estreia com o conhecido motor 1.3 litro turbo flex, de injeção direta, que entrega 163 cv (E) e 156 cv (G) de potência; com 27,5 kgfm (E) ou 25,5 kgfm (G) de torque. Os rivais diretos da Toyota e da Jeep entregam potência maior (175 cv e 176 cv com etanol, respectivamente).
Porém, o Compass pesa 166 quilos a mais que o novo SUV da Renault, e é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,8 segundos, contra 10,3 segundos do rival. O Boreal tem câmbio robotizado automático de duas embreagens em banho de óleo.
O novo SUV é o primeiro Renault fora da Europa com o Google Automotive Service e integração total com Google Maps e Play. Há duas telas integradas de 10 polegadas para instrumentos e multimídia e sistema de som Harman Kardon Premium.
Outro destaque: permite configurar o comportamento dinâmico em cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Perso e o novo Smart. Este último adapta automaticamente motor, direção e acelerador ao estilo de direção e tipo de trajeto para uma experiência mais intuitiva.
Destaque especial para os 24 sistemas de assistência ao condutor (ADAS). Além de frenagem autônoma de emergência, há alerta de abertura segura das portas e controle de cruzeiro adaptativo com função para-e-anda. Em todas as versões, os faróis são de facho adaptativo e têm comutação automática alto e baixo.
A dianteira exibe um novo para-choque nas versões Advance e Touring, com uma linha estilizada que conecta os faróis de neblina. A grade continua em preto brilhante, mas muda o padrão conforme a motorização.
Na traseira, as lanternas de LED com indicadores de direção sequenciais são exclusivos da versão de topo Touring. As rodas de 18 polegadas agora estão restritas às versões mais caras, com desenho diferenciado e acabamento escurecido. As versões EX e EXL mantêm rodas de 17 polegadas.
No interior, a principal novidade está na central multimídia de oito polegadas (ainda pequena) e em todas as versões.
Sem novidades mecânicas: motor 1.5 litro flex aspirado, que rende 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque (pouco para a peso do SUV) ou 1.5 litro flex, turbo, que entrega 177 cv de potência e 24,5 kgfm, este muito bom.
Um dos pontos fortes do HR-V é o pacote de segurança, padronizado em todas as versões: seis airbags, assistente de partida em rampas, controle de descida e alerta de ponto cego com câmera (lado direito), entre outros.
Em avaliação entre São Paulo e São Roque (SP) com trechos urbanos de tráfego intenso e rodovias de média velocidade, o HR-V entregou equilíbrio refinado, conforto e dirigibilidade.
A versão turbo confirmou sua vocação de mostrar boa estabilidade, respostas imediatas do acelerador e condução tranquila em diferentes condições de tráfego. Mesmo sem desempenho de esportivo, entrega o que se espera de um SUV familiar com pegada racional. Preços: R$ 163.200 a 209.900 (altos frente aos concorrentes).
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