Renault Boreal e Honda HR-V: um segundo olhar

Veja a análise do nosso colunista Fernando Calmon sobre o inédito modelo francês e as mudanças no SUV da marca japonesa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Renault Boreal e Honda HR-V: um segundo olhar
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Aposta firme da marca francesa para mercados da América Latina, Turquia, Oriente Médio e Norte da África, o novo SUV Boreal começa a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) tem e estreia prevista para o último trimestre.

São Três versões, com preços estimados de R$ 180 mil a R$ 240 mil. Os alvos principais são Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Volkswagen Taos.

    • Comprar carros
    • Comprar motos
    Ver ofertas

    Renault Boreal Divulgação (14)
    O Renault Boreal é a grande aposta da marca francesa para a América Latina
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    O estilo da dianteira avançada tem várias divisórias, faróis de LED, rodas de 19 polegadas de desenho ousado, teto solar e pintura do teto em preto. Já a parte traseira, propositalmente discreta, é seu melhor ângulo.

    O modelo tem dimensões generosas: 4,55 m de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas surpreende pela capacidade para 522 litros e chega a 1.279 litros, ao rebater o banco traseiro.

    A arquitetura do Boreal prevê versão flex semi-híbrida de 48 Volts. Todavia, estreia com o conhecido motor 1.3 litro turbo flex, de injeção direta, que entrega 163 cv (E) e 156 cv (G) de potência; com 27,5 kgfm (E) ou 25,5 kgfm (G) de torque. Os rivais diretos da Toyota e da Jeep entregam potência maior (175 cv e 176 cv com etanol, respectivamente).

    O modelo estreia inicialmente com o conhecido motor 1.3 turbo
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Porém, o Compass pesa 166 quilos a mais que o novo SUV da Renault, e é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,8 segundos, contra 10,3 segundos do rival. O Boreal tem câmbio robotizado automático de duas embreagens em banho de óleo.

    O novo SUV é o primeiro Renault fora da Europa com o Google Automotive Service e integração total com Google Maps e Play. Há duas telas integradas de 10 polegadas para instrumentos e multimídia e sistema de som Harman Kardon Premium.

    Outro destaque: permite configurar o comportamento dinâmico em cinco modos de condução: Eco, Comfort, Sport, Perso e o novo Smart. Este último adapta automaticamente motor, direção e acelerador ao estilo de direção e tipo de trajeto para uma experiência mais intuitiva.

      O modelo será equipado com 24 sistemas de assistência ao condutor
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Destaque especial para os 24 sistemas de assistência ao condutor (ADAS). Além de frenagem autônoma de emergência, há alerta de abertura segura das portas e controle de cruzeiro adaptativo com função para-e-anda. Em todas as versões, os faróis são de facho adaptativo e têm comutação automática alto e baixo.

      HR-V 2026 recebe discreta reestilização

      A dianteira exibe um novo para-choque nas versões Advance e Touring, com uma linha estilizada que conecta os faróis de neblina. A grade continua em preto brilhante, mas muda o padrão conforme a motorização.

      Na traseira, as lanternas de LED com indicadores de direção sequenciais são exclusivos da versão de topo Touring. As rodas de 18 polegadas agora estão restritas às versões mais caras, com desenho diferenciado e acabamento escurecido. As versões EX e EXL mantêm rodas de 17 polegadas.

      Boa parte das mudanças estéticas no Honda HR-V 2026 estão na dianteira
      Crédito: Nicole Santana/WM1
      toggle button

      No interior, a principal novidade está na central multimídia de oito polegadas (ainda pequena) e em todas as versões.

      Sem novidades mecânicas: motor 1.5 litro flex aspirado, que rende 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque (pouco para a peso do SUV) ou 1.5 litro flex, turbo, que entrega 177 cv de potência e 24,5 kgfm, este muito bom.

      Um dos pontos fortes do HR-V é o pacote de segurança, padronizado em todas as versões: seis airbags, assistente de partida em rampas, controle de descida e alerta de ponto cego com câmera (lado direito), entre outros.

      Multimídia é de nove polegadas e tem pareamento sem fio
      Crédito: Divulgação
      toggle button

      Em avaliação entre São Paulo e São Roque (SP) com trechos urbanos de tráfego intenso e rodovias de média velocidade, o HR-V entregou equilíbrio refinado, conforto e dirigibilidade.

      A versão turbo confirmou sua vocação de mostrar boa estabilidade, respostas imediatas do acelerador e condução tranquila em diferentes condições de tráfego. Mesmo sem desempenho de esportivo, entrega o que se espera de um SUV familiar com pegada racional. Preços: R$ 163.200 a 209.900 (altos frente aos concorrentes).

      Veja também

        Mega Feirão Webmotors

        O Mega Feirão Webmotors conta com mais de 6 mil lojas participantes e 350 mil veículos novos e usados disponíveis até 31 de julho com condições especiais, como taxa de financiamento a partir de 1,35%, início do pagamento em até 120 dias, parcelamento em até 60x e promoções relâmpago com ofertas abaixo da tabela no aplicativo. Vai perder?

        Comentários