O canal de notícias da Webmotors

Renault Filante: SUV para peitar Tiggo 8

Com plataforma Geely e motorização híbrida, esse SUV de grande porte da marca francesa poderia se dar bem por aqui?

por Evandro Enoshita

Não é só aqui no Brasil que a Renault e a Geely são muito próximas. Lá fora, esse relacionamento está indo muito bem. E depois do Koleos, agora chegou a vez de a marca francesa revelar o segundo filho desse casamento com a gigante chinesa: o SUV Filante.
Confira as ofertas da Renault na Webmotors!
O Renault Filante é baseado na plataforma CMA, base do grupo Geely que é usada também no Renault Koleos e também pelos Volvo EX40 e EC40. E impressiona pelo tamanho: tem 4,92 metros de comprimento, 1,89 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,82 metros de entre-eixos.

Como é o Renault Filante?

Só para comparar: o Filante é 15 cm mais longo que um Jeep Commander e 12 cm maior que um Toyota SW4. Mas não é só pelo porte que o novo SUV da Renault chama a atenção.
Para a marca francesa, esse é um retorno ao segmento de veículos de luxo. Por isso mesmo, o Filante tem uma assinatura visual única, que a Renault define como "imponente e vanguardista". Na prática, esse grandalhão aqui não parece ter parentesco algum com o Koleos. Ouso dizer que até mesmo com o restante da gama global da marca francesa.
Com capô bem alto e uma linha de teto bem esticada, além de amplas áreas envidraçadas nas laterais e uma traseira com pegada bem... exótica, parece maior do que realmente é. Algo que é reforçado pelas rodas de 19 ou 20 polegadas.

Motorização híbrida

O Renault Filante estreia com um conjunto motriz híbrido convencional/autocarregável, composto por um motor 1.5 turbo de 150 cv de potência e dois propulsor elétricos, sendo um de tração e outro gerador. Esse conjunto entrega uma potência combinada de 250 cv e um torque total de 57,6 kgfm.
Diferentemente dos híbridos plug-in, que podem rodar por grandes distâncias sem usar o motor a combustão, nos híbridos convencionais essa distância cai bastante. Mas com um conjunto motriz que prioriza a rodagem no modo elétrico, a Renault promete que o Filante pode rodar até 75% do tempo no uso urbano sem usar o motor a combustão.

Veja também

Cabine e equipamentos

Apesar dos quase 5 metros de comprimento, o Renault Filante leva apenas cinco pessoas. Mas com a promessa de espaço de sobra, principalmente no banco traseiro. E ainda tem um amplo porta-malas, com 633 litros de capacidade.
De série, o modelo ainda tem equipamentos como o ar-condicionado de três zonas, sistema de som premium - Arkamys ou Bose - com cancelamento ativo de ruídos, além de um painel com três telas panorâmicas de 12,3 polegadas - quadro de instrumentos, central e para o passageiro - e um head-up display de 25,6 polegadas com realidade aumentada.
E por falar em pacote tecnológico, o modelo ainda tem um pacote ADAS completaço, com recursos como direção semiautônoma de nível 2, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de manobra evasiva, câmera 360°, assistente de estacionamento automático, monitor de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Da Coreia do Sul para a América do Sul

O Renault Filante será produzido em Busan, na Coreia do Sul, e começará a ser vendido a partir de março no país asiático.
Embora ainda não tenha confirmação direta para o Brasil, a Renault já se adiantou que o modelo também será fabricado para exportação a partir de 2027. Para o Oriente Médio e também para a América do Sul.
Ou seja: as chances do Filante desembarcar por aqui são bem boas. Ainda mais porque o irmão menor Koleos já está confirmado para o Brasil.
E será que esse Renault Filante seria uma boa opção a outros SUVs de grande porte vendidos por aqui?
Veja também
Oferta Relacionada: Marca:RENAULT Modelo:KARDIAN

Comentários

Carregar mais