- Renault e Ford vão desenvolver dois carros elétricos Ford usando a plataforma Ampere; o primeiro será lançado em 2028;
- Modelos serão projetados pela Ford, produzidos pela Renault na ElectriCity e levarão apenas o logo da Ford;
- Marcas também estudam colaboração em comerciais leves, com possível desenvolvimento e produção conjunta na Europa.
A Renault e Ford anunciaram uma parceria estratégica que muda o jogo para as duas marcas na Europa. As empresas vão desenvolver dois novos carros elétricos que levarão o logo da Ford, mas ambos serão construídos sobre a plataforma Ampere, a base dedicada a elétricos do grupo francês.

De acordo com o anúncio, os modelos serão projetados pela Ford, mas desenvolvidos junto com a Renault e produzidos na fábrica ElectriCity, no norte da França — um dos mais avançados polos de produção de veículos elétricos do continente.
Os dois modelos carregarão somente o logo da Ford, mesmo sendo produzidos pela Renault. E chegarão como a primeira etapa de uma nova ofensiva de produtos da marca americana na Europa.
Os modelos estão programados para o início de 2028, marcando a expansão da linha elétrica da Ford com apoio direto da estrutura industrial francesa.
<p data-start="1307" data-end="1659">Para a Ford, o acordo é uma forma de acelerar sua presença no mercado de carros elétricos na Europa. Jim Farley, presidente e CEO da Ford Motor Company, resumiu o espírito do projeto: <em data-start="2540" data-end="2756">“Vamos combinar a escala industrial e os ativos de veículos elétricos do Grupo Renault com o design icônico e a dinâmica de direção da Ford para criar veículos divertidos, capazes e distintamente Ford em espírito.”</em>
A Ford também destacou que parte do objetivo da parceria com a francesa é desenvolver carros elétricos mais acessíveis.
<p data-start="1307" data-end="1659">"Precisamos permitir que todos se beneficiem da eletrificação e permitir que os clientes escolham – sejam veículos totalmente elétricos ou híbridos", disse Jim Baumbick, presidente da Ford Europa. "Trata-se de tornar a transição mais atraente e acessível para todos os consumidores e empresas, estimulando a demanda em vez de sufocá-la."
Veja também
A parceria também se estende ao segmento de veículos comerciais. As empresas assinaram uma carta de intenções para estudar a criação conjunta de veículos comerciais leves, avaliando desde o desenvolvimento até a produção, com modelos que poderão levar tanto o emblema da Ford quanto o da Renault.
<p data-start="1960" data-end="2364">Para a Renault, a cooperação reforça sua posição como fornecedora de tecnologia e escala industrial. Como disse François Provost, CEO do Renault Group, <em data-start="2112" data-end="2364">“essa parceria demonstra a força do nosso conhecimento e competitividade em parceria na Europa. A longo prazo, combinar nossas forças com a Ford nos tornará mais inovadores e mais responsivos em um mercado automotivo europeu em rápida transformação.”</em>
No fim das contas, o acordo do desenvolvimento dos novos carros elétricos aproveita os pontos fortes de cada lado: a Renault entra com a plataforma Ampere e seu ecossistema de produção elétrica já consolidado, enquanto a Ford entrega design, dinâmica e a estratégia de reforçar a expansão de sua linha elétrica.
Juntas, as marcas ganham competitividade, reduzem custos e aceleram o desenvolvimento de produtos em um momento em que a transformação da indústria pede rapidez, escala e colaboração.



Email enviado com sucesso!