Muita gente deve pensar que o Renault Logan não é mais fabricado. É que pouco se fala do veterano sedã, que foi lançado originalmente no hoje distante ano de 2007.
De lá pra cá, o Logan mudou três vezes. Mas foram apenas reestilizações, já que jamais ganhou uma nova geração de verdade. Apesar disso, é um modelo bem-sucedido no mercado brasileiro, onde convenceu pelo espaço interno, ótimo porta-malas (510 litros), robustez e facilidade com baixo custo de manutenção.
Hoje, o sedã resiste em duas versões, ambas equipadas com o mesmo motor de três cilindros em linha, 1.0 litro e até 82 cv de potência com torque máximo de 10,5 kgf.m. Com esse conjunto, seus números de desempenho são comportados: zero a 100 km/h em 13,2 segundos e e velocidade máxima de 164 km/h.
Já os dados de consumo são mais animadores: com gasolina, o Logan 1.0 consegue fazer até 13,6 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada. Como tem tanque para 50 litros, em teoria consegue rodar pouco mais de 700 quilômetros com um tanque. Bem interessante.
Pois as duas versões tiveram aumento na linha 2023/2024. O Logan 1.0 Life passou de R$ 94.304 para R$ 94.810 e o Logan 1.0 Zen passou de R$ 97.820 para R$ 98.300.
Os aumentos não condizem muito com a atual situação do sedã, que teve seus dias de glória em 2014, quando teve mais de 46 mil unidades emplacadas, e hoje vende um décimo disso - foram pouco mais de 4 mil unidades este ano, até novembro. Então, surpreende um reajuste nos preços de um carro que está na reta final de sua vida. Mas, como dizem os franceses, c'est la vie...
Está em dúvida sobre qual carro comprar? Consulte o Comparador de carros da Webmotors!