O canal de notícias da Webmotors

Renault revela conceito de carro expansível

Morphoz pode aumentar e diminuir de tamanho e é a aposta para a mobilidade elétrica do fabricante francês

por Renan Rodrigues

Assim como aconteceu com a Citroën e BMW, o cancelamento do Salão de Genebra fez a Renault divulgar sua principal novidade pela internet. Trata-se do conceito Morphoz, que adianta o futuro elétrico do fabricante.
A principal característica é que trata-se de um conceito de carro expansível. Ou seja: tem a capacidade de aumentar ou diminuir de tamanho de acordo com a necessidade.
O conceito tem duas formas: City e Travel. Na primeira, como o nome indica, é voltado para a cidade e roda com 4,40 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos. No modo de viagem, o entre-eixos sobe para 2,93 m e o comprimento chega aos 4,80 m.

Segundo a Renault, a ideia é que exista "uma adaptação personalizada para as necessidades, desejos e usos de cada pessoa". Isso é possível graças à plataforma modular CMF-EV, que permite a retirada de conjuntos da bateria.
No modo City, por exemplo, ele anda com 30 kWH, suficiente para 400 km. Já a opção Travel abre espaço para um conjunto extra de 50 kWh, chegando aos 90 kWh e totalizando 700 km de autonomia.

Estação de instalação

Como manusear baterias dessa voltagem é um tanto quanto perigoso, o processo é feito em uma estação da Renault. A instalação ou retirada é feita em poucos segundos. Além das baterias, o interior pode ser reconfigurado para melhor distribuição dos assentos. A cabine é repleta de materiais reciclados.

A marca francesa não divulgou muitos dados técnicos, como potência do propulsor elétrico. No entanto, garantiu que o conceito oferece tecnologias de condução autônoma Nível 3. Ou seja, o motorista pode deixar o veículo o carro ir sozinho em determinadas situações.
Veja ofertas

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas