Desde então, o novo símbolo começou a ser aplicado progressivamente, embora sem alarde. Primeiro na nova campanha publicitária do Zoe e redes sociais da marca. "O losango é uma das formas mais reconhecidas no mundo e no universo automotivo. O desafio era renovar esta insígnia e projetar a marca no futuro”, explica Gilles Vidal, diretor Mundial de Design na Renault.
Quer um carro da marca francesa? Veja propostas agora mesmo!
Outros emblemas da Renault
Durante sua história, a Renault promoveu diversas revoluções em sua identidade visual. Mas o losango que serve de base ao logotipo principal se mantém inalterado desde 1925. Segundo a própria empresa, ele pode ser reconhecido imediatamente, o que faz dele um elemento emblemático da marca.O losango foi refeito oito vezes ao longo da história. Com esta última versão, agora são nove. Criada em 1992 – mesmo que tenha sido retocada em 2015 – a última versão do emblema "começou a ficar ultrapassada", nas palavras da empresa.
"Esta nova versão era estudada desde 2019", explica Gilles Vidal. "Mais moderno e vibrante, o novo logo tem a ambição de ir além da notoriedade conquistada. O objetivo é acompanhar as mudanças que estão atualmente em curso no setor automotivo" e tornar a Renault uma marca "mais aberta e relacional, que cria valores humanos", avisa o executivo.
A boa aceitação recebida após a apresentação de janeiro convenceu a direção da empresa a lançar oficialmente sua nova logomarca em seguida. Sem assinatura ou tipografia, foi criado para viver em movimento, já que o tratamento plano que recebeu facilita sua aplicação, como em mídias digitais ou vídeos, mas também em veículos.
"Este novo logo será progressivamente aplicado nos veículos da Renault. Ele vai orgulhosamente aparecer nos modelos que serão lançados a partir do próximo ano e até 2024 toda a gama vai exibir este novo emblema", conclui Vidal.
Comentários