Renegade e T-Cross indiano: opostos no Latin NCAP

Versão básica não oferecida no Brasil do SUV da Jeep recebeu apenas uma estrela, e o Volkswagen teve nota exemplar

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Renegade e T-Cross indiano: opostos no Latin NCAP
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Latin NCAP divulgou uma nova rodada de testes nesta quarta-feira (5), onde dois modelos conhecidos do público brasileiro foram avaliados. A lista traz a versão mais básica do Jeep Renegade, que não é mais vendida por aqui, além do Volkswagen Taigun, o irmão "gêmeo indiano" do nosso T-Cross.

No caso do SUV da marca das sete fendas, o resultado não foi nada positivo. O modelo levou bomba e alcançou apenas uma estrela, com nível de proteção de 49% para o motorista, de 67% para crianças e de 45% para pedestres.

O relatório apresentado pelo Latin NCAP detalha que o modelo teve resultado marginal para proteção de cabeça no teste de impacto lateral. Por não ter os airbags laterais, o modelo não passou pela prova de colisão contra um poste.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
O Jeep Renegade usado nos testes tinha apenas airbags frontais
Crédito: Reprodução
toggle button

A versão básica, que não é mais oferecida no Brasil, tem apenas dois airbags frontais e controles eletrônicos de estabilidade e tração como itens de segurança de série. Bem diferente da configuração básica oferecida por aqui atualmente, que tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina) de série.

Testes do VW Taigun

Já o Volkswagen Taigun, a versão indiana do nosso T-Cross, conseguiu cinco estrelas, a nota máxima. Diferentemente do Renegade, contudo, a configuração do SUV VW avaliada era a mais completa, equipada com seis airbags.

Nas provas, o utilitário esportivo proporcionou nível de proteção de 92,47% para adultos, de 91,84% para crianças, de 55,14% para pedestres e de 83,28% em sistemas de assistência à segurança.

A versão do VW Taigun usada na avaliação do Latin NCAP era a mais equipada da linha
Crédito: Reprodução
toggle button

Crítica da Latin NCAP

O relatório dos testes ainda trouxe uma espécie de puxão de orelha do presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak, contra o grupo Stellantis. O representante da entidade criticou o fato de a Jeep usar, segundo o comunicado, um resultado antigo, no qual o Renegade obteve cinco estrelas, como forma de publicidade para o modelo. Isso só é permitido pela entidade por um prazo de até quatro anos.

Em nota enviada ao WM1, o grupo Stellantis garantiu que a unidade usada nos testes da entidade "sequer é mais produzido". Com isso, não representa os produtos oferecidos atualmente pela Jeep.

"O Jeep Renegade produzido no Brasil traz de série, desde as versões mais básicas, seis airbags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência, o que o torna um dos veículos mais completos do segmento em equipamentos de segurança. Só estes equipamentos já distanciam por completo o Renegade comercializado no Brasil daquela unidade testada, que sequer é mais produzida. A Stellantis reforça o compromisso na evolução constante da segurança em seus produtos e comercializa modelos com a mais severa exigência de engenharia, qualidade e homologações" - diz o posicionamento.

Comentários
Wid badge