Você viu esta semana aqui no WM1 alguns dos carros que deixaram de ser fabricados e vendidos no Brasil ao longo deste ano. Agora vamos ver o contrário: quais foram os lançamentos automotivos que aconteceram nesta temporada? E quais os mais bombásticos?
Elencamos abaixo os cinco principais lançamentos deste ano e também os modelos que, de fato, chegaram às lojas em 2023. Acredite, o número de estreias é grande.

Mas antes vamos dar um merecido destaque às picapes: este ano foi a vez dos modelos grandes e mais caros chegarem com tudo e venderam os lotes iniciais rapidamente - caso da Chevrolet Silverado e da Ford F-150.
Outro modelo importante que chegou em 2023 foi a Chevrolet Montana, embora esta não tenha emplacado como se esperava. É esperar para ver como será seu desempenho neste novo ano que irá começar.
Já o Renault Kardian, o mini-SUV que a marca francesa mostrou há algumas semanas, não entra nessa lista já que a empresa o prepara para ser lançado no começo do ano que vem. Ele chegará para ser mais um rival de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
A picape da GM foi lançada no primeiro trimestre e gerava grande expectativa, justamente por ser de um porte parecido com o da Fiat Toro, um dos carros mais emplacados do país e segunda colocada no segmento de comerciais leves.
Não vendeu tanto quanto se esperava (foram 27.536 unidades de janeiro a novembro, contra 46.597 emplacamentos da Toro no mesmo período), mas deve vir forte para 2024, principalmente porque custa menos e acumula mais vendas no varejo que sua principal rival.
Outro carro que "bombou" em 2023 foi o H6, da família de SUVs da Haval, da GWM. O modelo foi apresentado no final do ano passado, mas as variantes mais baratas vieram no primeiro semestre deste ano - e as vendas só começaram em abril.
Em alguns meses o H6 se tornou um dos híbridos mais emplacados do país, superando até mesmo o Toyota Corolla Cross, até então o SUV híbrido mais vendido do mercado.
Com o passar dos meses, se tornou simplesmente o carro híbrido mais vendido de todo o mercado - ou seja, "bombou" e fez a GWM crescer como ninguém esperava.
Outro carro que precisava estar nessa lista é a RAM Rampage, que foi desenvolvida no Brasil e nasceu para ser uma espécie de "Renegade da RAM".
Não entendeu? A gente explica: para uma marca de nicho, que só vendia picapes caras e extremamente grandes e poderosas - caso dos modelos Classic, 1500, 2500 e 3500 -, um modelo menor que as médias e ligeiramente maior que uma Toro chegaria para "democratizar" a RAM no país.
Foi o que aconteceu: apesar dos poucos meses de vendas - o primeiro mês "cheio" de emplacamentos da picape foi outubro -, a Rampage já foi responsável por quase dobrar o tamanho do share da empresa. É por isso que 2024 deverá ser um ano de ampla expansão para a marca.
O BYD Dolphin surgiu na virada do semestre e mudou o patamar dos carros elétricos de entrada no país, que precisaram mudar de preço para não deixarem de fazer sentido. Antes, R$ 150 mil era o valor cobrado por JAC e-JS1, Renault Kwid E-Tech e Caoa Chery iCar.
Agora, essa faixa de preço é do Dolphin e do GWM Ora 03, carros maiores e muito mais sofisticados que os outros três que citamos - e que, como dissemos, precisaram derrubar o preço para continuarem atraentes no mercado.
O Dolphin foi um fenômeno: emplacou muito mais do que se esperava, fez o cliente brasileiro olhar com outros olhos para modelos elétricos e passou a ser até uma opção para quem já tinha um carro em casa e "namorava" SUVs compactos em busca de um segundo veículo. E a tendência é que isso aumente ainda mais em 2024.
Escolhemos a versão mais insana da picape Ranger para representar o ótimo ano da - agora importadora - Ford no Brasil. Com lucro de 40%, a marca da oval azul espera crescer ainda mais em 2024, quando deve lançar por aqui a nova geração do Mustang e versões especiais das picapes Ranger e F-150.
Destaque, como falamos no início do texto, para a série de picapes que estrearam esse ano no Brasil. Só a Ford lançou três, sem contar versões especiais: Maverick híbrida, Ranger e F-150. Vale lembrar que a marca ainda estreou a nova geração do SUV Territory e o Mustang Mach-E, totalmente elétrico.
1. Aston Martin Vantage e DB12
2. Audi Q8 e-tron, Q3 Anniversary Edition
3. BMW M2, i7, X7, Série 7, iX1 e iX M60
4. BYD Song Plus, Yuan Plus, Dolphin e Seal
5. Citroën C3 Aircross
6. Chevrolet Bolt EUV, Montana e Silverado
7. Ferrari Purosangue e 296 GTS
8. Fiat Fastback Abarth e Strada Turbo
9. Ford Mustang Mach-E, Ranger, Maverick Hybrid, F-150 e Territory
10. GWM Haval H6 e Ora 03
11. Honda Civic e:HEV, Civic Type-R, Accord e ZR-V
12. Hyundai Kona
13. Jeep Grand Cherokee 4xe
14. Land Rover Defender 130
15. Lamborghini Huracán Sterrato
16. McLaren Artura
17. Mitsubishi L200 Triton Savana
18. Mercedes-Benz Classe A, CLA, C63 AM, EQE SUV e Classe G
19. Nissan Sentra e Versa
20. Peugeot 208 Turbo
21. Porsche Cayenne, 911 Carrera T e 911 GT3 RS
22. RAM Rampage e 1500 Limited
23. Renault Megane E-Tech e Kardian (estreia em 2024)
24. Seres 3 e 5
25. Toyota GR Corolla, Hilux GR-Sport e Hilux SRX Plus
26. Volkswagen Virtus, Polo Track, Saveiro, Tiguan, ID.4 e ID. Buzz
27. Volvo EX30 (estreia em 2024)



Email enviado com sucesso!