Revisões do Bugatti Chiron custam R$ 2,6 milhões

Manutenções programadas do hiperesportivo têm valores estratosféricos e exigem mão de obra especializada

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Guilherme Silva
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Pesquisar os custos de manutenção antes de comprar um carro novo ajuda a evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar a conta de algum reparo. Por isso, é aconselhável verificar nos sites dos fabricantes os valores das revisões programadas para ter uma ideia de quanto vai custar manter o veículo durante o período da garantia de fábrica. Mas, e quanto a pessoa é dona de um hiperesportivo como o Bugatti Chiron?

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Bugatti Chiron no show room da concessionária em Cingapura
Crédito: Divulgação
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Para o exclusivíssimo grupo de clientes da Bugatti as despesas de manutenção de um carro que custa alguns milhões de dólares no exterior não é algo tão preocupante assim, dado o poder aquisitivo desses seletos clientes. Para usufruir da exclusividade e sofisticação de um Bugatti Chiron, por exemplo, o interessado no hiperesportivo precisa entrar em uma fila de espera antes de assinar o cheque de, no mínimo, US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 13 milhões na cotação atual).

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Só que para manter um Bugatti em perfeitas condições durante os quatro anos do período da garantia de fábrica, é necessário obedecer o plano de manutenção da marca, que prevê desde a troca de óleo do motor até a substituição dos turbocompressores.

Para ter uma ideia de quanto o proprietário de um Bugatti Chiron gastará para manter a garantia do supercarro, Muhammad Al Qawi Zamani, um entusiasta da marca francesa que vive em Cingapura, levantou os valores das despesas e os revelou ao site Paultan.

Segundo Zamani, os preços dos serviços foram divulgados pela recém-inaugurada concessionária da Bugatti na cidade-estado asiática. Para facilitar os cálculos, os valores foram convertidos de dólares cingapurianos para dólares norte-americanos. Os custos com taxas de transporte e mão de obra dos serviços não foram incluídos.

Manutenção em qualquer lugar do mundo

Para cuidar dos carros dos clientes, dez mecânicos altamente treinados pela Bugatti viajam para qualquer lugar do mundo para realizar as revisões e buscar os modelos Chiron e Veyron no domicílio dos proprietários.

Bugatti oferece serviço para buscar os carros na casa dos clientes
Crédito: Divulgação
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A primeira revisão do Chiron é feita depois de 14 meses ou 16 mil quilômetros rodados após a compra do carro (o que ocorrer primeiro). Nessa manutenção são trocados o líquido de arrefecimento e o óleo do motor. O filtro de óleo e os 16 bujões do cárter também são substituídos. O serviço de US$ 24.979 (equivalente a R$ 132.175) é suficiente para comprar aqui no Brasil um Volkswagen Nivus Highline com pintura bicolor (R$ 125.255) e ainda sobra um troquinho.

Freios custam o mesmo que um Porsche Panamera

Troca dos freios do Bugatti Chiron custa mais de R$ 325 mil
Crédito: Divulgação
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A segunda revisão programada, para substituir os discos de freio carbocerâmicos e as pinças de titânio, sai pela bagatela de US$ 58.952 (R$ 325.656). Trocar o fluido e realizar uma limpeza no sistema de frenagem do Chiron custa mais US$ 58.951 (R$ 325.651). Somados, os valores de manutenção dos freios chega a R$ 651.307, valor suficiente para adquirir um Porsche Panamera 4 E-Hybrid zero quilômetro (R$ 649 mil).

Rodas do Bugatti Chiron têm preço de picape S10

Isso sem contar que a cada 14 meses ou 16 mil km rodados o proprietário precisa trocar o jogo de rodas do carro. O conjunto é tabelado em US$ 49.958 (R$ 264.350), dinheiro suficiente para pagar os R$ 263.190 pedidos por uma Chevrolet S10 LTZ 4x4 turbodiesel novinha em folha.

Jogo de pneus do Bugatti Chiron Pur Sport custam mais de R$ 220 mil
Crédito: Divulgação
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Já os pneus de alto desempenho, desenvolvidos especialmente para o Chiron, precisam ser trocados num intervalo de 16 a 18 meses para garantir a segurança de um carro capaz de atingir os 400 km/h. A Bugatti pede US$ 7.993 (R$ 42.300) pelo jogo, fabricado pelas marcas Michelin ou Pirelli. Para efeito de comparação, um Renault Kwid Life zero quilômetro custa a partir de R$ 48.790.

Há ainda os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2R, exclusivos da versão Chiron Pur Sport. Destinados para o uso em pistas fechadas, eles são bem mais caros: US$ 41.965 (R$ 222 mil) o conjunto.

Troca dos quatro turbos e do tanque de combustível

Entre 42 e 48 meses de uso, já no final do período de garantia, a Bugatti recomenda a troca dos quatro turbocompressores do motor de 16 cilindros. A substituição dos componentes sai por US$ 25.978 (R$ 143.505), mais US$ 21.982 (R$ 121.430) pela troca dos resfriadores dos dutos de ar. No total são mais US$ 47.960 (R$ 265 mil).

Motor de 16 cilindros possui quatro turbocompressores
Crédito: Divulgação
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A última manutenção programada ainda sugere a troca do tanque de combustível, que é feito de borracha vulcanizada com reforços em Kevlar: US$ 43.963 (R$ 232.627). Por fim, o Chiron ainda precisa passar por uma recalibração de US$ 28.576 (R$ 151.200) para continuar a extrair o máximo desempenho dos 1.500 cv e mais de 150 kgf.m de torque do motorzão 8.0 W16.

Pintura do Bugatti Chiron custa quase R$ 300 mil

Para trocar o para-brisa do Chiron, por exemplo, a Bugatti cobra US$ 59.949 (R$ 317.216), enquanto as palhetas do limpador custam US$ 3.797 (R$ 20.100). A pintura do carro é o serviço mais caro: US$ 55.148 (R$ 292 mil). Para evitar riscos na carroceria de fibra de carbono, a marca recomenda sempre lavar o carro à mão, sem usar jatos d’água de alta pressão.

Ao final do período da garantia, o proprietário de um Bugatti Chiron terá desembolsado com os custos de pelo menos três trocas de óleo, duas de rodas e pneus, um jogo de freios, uma troca dos turbos e dutos, um novo tanque de combustível e uma recalibração do motor.

Bugatti Chiron durante revisão em concessionária
Crédito: Divulgação
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No total, essas despesas terão custado a bagatela de US$ 477.498 (R$ 2,6 milhões), valor suficiente para comprar dois Porsche 911 Turbo Cabriolet (parte de R$ 1,3 milhão). Vale lembrar que não estão inclusas as despesas de transporte, mão de obra, entre outros valores não previstos. E o dono do carro ainda precisa pagar pela viagem e hospedagem dos mecânicos até o local onde o seu carro estiver.

Zamani explica também que a Bugatti oferece para os clientes que não pretendem usar o carro, para mantê-lo guardado como objeto de coleção, um serviço de revisões mais em conta. A cada 14 meses o hiperesportivo passa por uma inspeção de US$ 104.912 (R$ 555.130).

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