Robô da BMW pinta carro em duas cores

De acordo com a marca, máquina é capaz de fazer acabamentos em dois tons de forma mais ágil e precisa que seres humanos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Robô da BMW pinta carro em duas cores
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A pintura automotiva é uma arte complexa. Ainda mais quando o veículo tem acabamentos em cores diferentes. É um processo demorado e mais caro, já que há a necessidade de mais funcionários e de o automóvel passar pela linha de pintura mais de uma vez.

Robô De Pintira Da Bmw Ecopaintjet
O robô EcoPaintJet identifica e pinta apenas os locais apontados pelo design
Crédito: Divulgação
toggle button

Por isso, a BMW trabalha para reduzir custos e desenvolveu, em parceria com a também alemã Duerr, um robô capaz de pintar o carro em duas cores de maneira mais rápida, precisa (e barata). O EcoPaintJet funciona de maneira aparentemente simples. De acordo com o fabricante, o robô identifica e pinta apenas os locais ditados pelo design.

O robô-pintor desperta o lado artístico com tinta de base aquosa e verniz 2K. Segundo a BMW, o EcoPaintJet dispensa tintas eletrostáticas e também não requer que as tintas sejam fisicamente separadas. Além disso, de acordo com a marca alemã, o robô não gasta spray em demasia e gera economia em tempo, dinheiro e produtos de limpeza.

Robô De Pintira Da Bmw Ecopaintjet 3
BMW diz que serviço realizado pelo robô economiza tempo, tinta e até mesmo com a limpeza
Crédito: Divulgação
toggle button

O EcoPaintJet já iniciou os trabalhos na BMW. O robô personalizou 19 unidades do M4 que são usadas internamente. No entanto, o fabricante informa que o processo já será feito em modelos que serão comercializados a partir do ano que vem.

Veja no vídeo abaixo o robô-pintor da BMW em ação:

https://youtu.be/r4QrqrlIlZ4

Comentários