Rodas que fizeram sucesso e são copiadas

O design desse item é importante para o visual final do carro, mas pode até ganhar fama à parte

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Rodas que fizeram sucesso e são copiadas
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As rodas são partes importantes na construção da imagem do carro. Você pode passar a impressão de maior robustez ou esportividade de acordo com o design e a cor dos aros. Só que algumas delas se tornam verdadeiros itens de desejo.

Com isso, muitos fabricantes passaram a copiar o desenho dessas rodas. Vale lembrar que a "réplica" nem sempre é uma boa, uma vez que pode ser feita com material inferior e colocar em risco a sua segurança e dos demais. Confira abaixo cinco das rodas mais falsificadas no Brasil.

Orbital

Gol Gti
Desenhos das rodas do Volkswagen Gol GTI são cultuados até hoje
Crédito: Divulgação

Lançada no Volkswagen Gol GTI, a roda se tornou desejada e passou a ser replicada em todo o Brasil. Até hoje é valorizada e considerada item essencial em personalização da linha “quadrada” do fabricante alemão. Por aí você encontrará desde unidades de 13 polegadas a 20 polegadas e equipando não só o compacto da VW.

Uno R

Uno1.6r1990amarelo
Desenho das rodas da variante esportiva do Uno fugia do convencional
Crédito: Fabio Perrotta Jr.

Apesar de não terem nome específico, as rodas da versão R do Fiat Uno, aclamada pelos 92 cv do motor 1.6, também marcaram época. Seu desenho fugia do tradicional, tinha estilo retilíneo, com apenas quatro raios e contorno preto. Não é difícil encontrar réplicas em outros carros antigos ou em versões menos potentes do Uno.

Fuchs

Porsche 911 2.7 Gasolina 2p Manual Wmimagem11365346456
Rodas icônicas, como as Fucks, se tornaram desejadas ao redor do. mundo
Crédito: Reprodução

Lançada em 1960, junto com a primeira geração do Porsche 911, as rodas Fuchs são as mais clássicas da lista. Em 2013 foram reeditadas para comemorar 50 anos do esportivo, mas o tradicional fundo preto com cinco raios perduram por décadas - e em carros não tão prestigiados.

F40

Whatsapp Image 2020 07 15 At 17.41.19
Rodas da F40 foram sucesso

Se a própria Ferrari F40 é um ícone do design, suas rodas não poderiam ser diferentes. As rodas estrelas foram amplamente desejadas nos anos 1990. Curiosamente, ela tem medidas diferentes: 8x17 na dianteira e 13x17 na traseira. A marca responsável pela criação era a Speedline.

BBS RS Gold

Subaru WRX STI S209
Subaru WRX STI tem rodas de 19 polegadas da BBS, que atualmente existe até em versão com... calota!

Essas rodas sofrem tanto com pirataria quanto marcas esportivas como Nike e Adidas. Até versão com calota surgiu nos últimos anos. Ainda assim, no mundo das personalizações, são bem vistas. Além da pintura dourada, há versões pirateadas nas mais diversas cores.

Comentários