As rodas são partes importantes na construção da imagem do carro. Você pode passar a impressão de maior robustez ou esportividade de acordo com o design e a cor dos aros. Só que algumas delas se tornam verdadeiros itens de desejo.
Com isso, muitos fabricantes passaram a copiar o desenho dessas rodas. Vale lembrar que a "réplica" nem sempre é uma boa, uma vez que pode ser feita com material inferior e colocar em risco a sua segurança e dos demais. Confira abaixo cinco das rodas mais falsificadas no Brasil.
Lançada no Volkswagen Gol GTI, a roda se tornou desejada e passou a ser replicada em todo o Brasil. Até hoje é valorizada e considerada item essencial em personalização da linha “quadrada” do fabricante alemão. Por aí você encontrará desde unidades de 13 polegadas a 20 polegadas e equipando não só o compacto da VW.
Apesar de não terem nome específico, as rodas da versão R do Fiat Uno, aclamada pelos 92 cv do motor 1.6, também marcaram época. Seu desenho fugia do tradicional, tinha estilo retilíneo, com apenas quatro raios e contorno preto. Não é difícil encontrar réplicas em outros carros antigos ou em versões menos potentes do Uno.
Lançada em 1960, junto com a primeira geração do Porsche 911, as rodas Fuchs são as mais clássicas da lista. Em 2013 foram reeditadas para comemorar 50 anos do esportivo, mas o tradicional fundo preto com cinco raios perduram por décadas - e em carros não tão prestigiados.
Se a própria Ferrari F40 é um ícone do design, suas rodas não poderiam ser diferentes. As rodas estrelas foram amplamente desejadas nos anos 1990. Curiosamente, ela tem medidas diferentes: 8x17 na dianteira e 13x17 na traseira. A marca responsável pela criação era a Speedline.
Essas rodas sofrem tanto com pirataria quanto marcas esportivas como Nike e Adidas. Até versão com calota surgiu nos últimos anos. Ainda assim, no mundo das personalizações, são bem vistas. Além da pintura dourada, há versões pirateadas nas mais diversas cores.



Email enviado com sucesso!