A Prefeitura de São Paulo confirmou a suspensão do rodízio municipal de veículos para automóveis na quinta-feira (1º) e sexta-feira (2) de maio, por conta do feriado do Dia do Trabalhador. Com isso, carros de passeio com qualquer final de placa poderão circular normalmente no centro expandido da capital paulista nessas datas.
A medida segue a legislação vigente, que prevê a suspensão do rodízio em feriados nacionais. Como o Dia do Trabalho caiu em uma quinta-feira este ano, a prefeitura decidiu estender a liberação para a sexta-feira seguinte, sem a aplicação das restrições a veículos leves.
DESCONTO DE 20%: ANUNCIE HOJE SEU CARRO USADO NA WEBMOTORS
Como funciona o rodízio municipal em São Paulo?
O rodízio municipal de veículos é uma medida permanente adotada pela cidade de São Paulo desde 1997 para reduzir o número de carros nas ruas durante os horários de pico. Ele restringe a circulação de veículos de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, conforme o final da placa:
-
Segunda-feira: placas com finais 1 e 2
-
Terça-feira: finais 3 e 4
-
Quarta-feira: finais 5 e 6
-
Quinta-feira: finais 7 e 8
-
Sexta-feira: finais 9 e 0
Veja também: VW Nivus GTS custa R$ 174.990 e passa dos 200 km/h
A proibição vale apenas para o chamado Centro Expandido, região que engloba os principais bairros centrais e vias de alto tráfego, como:
- Avenida Afonso D’Escragnole Taunay
- Avenida Presidente Tancredo Neves
- Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo (entre viaduto Grande São Paulo e avenida Salim Farah Maluf)
- Avenida Salim Farah Maluf
- Avenida das Juntas Provisórias
- Avenida dos Bandeirantes
- Complexo Viário Maria Maluf
- Marginal do Rio Pinheiros
- Marginal do Rio Tietê
- Viaduto Grande São Paulo
O não cumprimento do rodízio é considerado uma infração média, com multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos na CNH.
Participe do canal de notícias do WM1 no WhatsApp!
O que continua valendo na sexta-feira (2)?
Apesar da suspensão para carros de passeio, outras regras continuam ativas na cidade, inclusive na sexta-feira pós-feriado. São elas:
-
Rodízio de veículos pesados (caminhões)
-
Zona de máxima restrição à circulação de caminhões (ZMRC)
-
Zona de máxima restrição aos fretados (ZMRF)
-
Faixas exclusivas de ônibus: contiunam funcionando normalmente, e o uso indevido por veículos não autorizados pode gerar multa
Já na quinta-feira (1º), feriado nacional, todas essas restrições estão suspensas, incluindo o rodízio para caminhões e fretados. As faixas de ônibus funcionam com operação semelhante à dos domingos.
Comentários