Uma das maiores estrelas do cenário musical no mundo, o cantor Freddie Mercury, da banda Queen, tinha um gosto extravagante para carros. Apesar de não ter habilitação, o cantor de "I Want to Break Free" (e de muitos outros sucessos) sabia escolher os modelos para rodar por Londres, entre uma apresentação e outra.
Um desses modelos, o Rolls-Royce Silver Shadow 1974 que pertenceu ao líder da banda entre 1979 e 1991 — ano da morte do cantor — será leiloado para ajudar vítimas da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Equipado com motor V8 6.7, capaz de render 200 cv de potência e 55 kgf.m de torque, o sedã que pertenceu ao cantor pode atingir a velocidade máxima de 190 km/h. O zero a 100 km/h é feito em interessantes 10,9 segundos.
Para chegar a esses números, a entrega de potência às rodas é controlada por um câmbio automático de apenas três marchas. A suspensão traseira do modelo de luxo é hidráulica, o que era algo inusitado para a época de sua fabricação.
Na parte estética, o modelo leiloado mantém as características originais, como a cor externa no tom Silver Chalice. O interior tinha acabamento que mesclava couro cinza, azul e partes em madeira.
Depois que Mercury morreu, em 1991, o Rolls-Royce clássico ficou com a irmã do cantor, Kashimira Cooke. Em 2013, ela o vendeu para o atual proprietário - que decidiu doar o veículo para a causa das vítimas da guerra.
Para certificar que o carro pertenceu mesmo ao cantor, o ricaço que conseguir arrematar o Silver Shadow receberá um documento comprovando o nome do antigo e ilustre proprietário. A documentação ainda inclui uma carta do empresário da banda Queen, Jim Beach, atestando a autenticidade.
Segundo a casa de leilão RM Sotheby's, o carro está parado por um longo período, o que deve demandar uma visita ao mecânico antes de voltar a rodar. O leilão está marcado para acontecer no próximo dia 5 de novembro.
A expectativa é de que os lances comecem em 20 ou 30 mil libras (cerca de R$ 120 ou 180 mil, em conversão direta). A história do carro, contudo, deve alavancar o valor do arremate para uma quantia bem superior a isso. Freddie Mercury ainda tinha outros carros, como um Lincoln Town Car, um Range Rover V8 Conversível e um Daimler Limousine.