Royal Enfield: frete incluso em todos os modelos

Com a medida, preços das motos serão iguais em todo o Brasil. Saiba mais sobre o polêmico transporte de motos no país

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Roberto Dutra
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A Royal Enfield Super Meteor 650 foi lançada nesta semana com preços que já têm frete incluído. Mas a marca anglo-indiana aproveitou para anunciar também que, a partir de agora, todos os modelos oferecidos ao mercado brasileiro seguirão essa política.

Com o frete incluso no preço, os valor das motos da Royal Enfield passam a ser iguais em todo o país. Não haverá mais variações de acordo com o custo do frete em decorrência de distâncias diferentes.

Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
A nova Royal Enfield Super Meteor 650 já chegou com frete incluído no preço
Crédito: Divulgação
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Quanto custam as Royal Enfield com frete?

Confira abaixo a lista completa de preços das motos da Royal Enfield já com frete incluso - valores válidos para o mês de abril, dependendo da versão:

  • Classic 350 Halcyon - R$ 22.890
  • Classic 350 Signals - R$ 23.190
  • Classic 350 Dark - R$ 23.990
  • Classic 350 Chrome - R$ 25.290
  • Meteor 350 Fireball - R$ 23.790
  • Meteor 350 Stellar - R$ 24.990
  • Meteor 350 Supernova - R$ 25.790
  • Hunter 350 Dapper - R$ 19.990
  • Hunter 350 Rebel - R$ 21.990
  • Interceptor 650 - de R$ 30.900 a R$ 31.900
  • Continental GT 650 - de R$ 31.900 a R$ 32.900
  • Himalayan 411 - R$ 26.290
  • Scram 411 - R$ 24.490
  • Super Meteor 650 Astral - R$ 33.990
  • Super Meteor 650 Interstellar - R$ 34.490
  • Super Meteor 650 Celestial - R$ 34.990
  • Frete de motos é questão polêmica

    O frete de motos, no Brasil, é questão polêmica há muito tempo. Primeiro, porque trata-se de um país de dimensões continentais - então é natural que haja custos altos para o transporte de motos, da fábrica até os distribuidores, e depois para os concessionários.

    Segundo, que por conta de políticas adotadas nas últimas décadas, o Brasil é um país que, em última análise, de certa forma, "obriga" os fabricantes a ter suas linhas de montagem em Manaus (AM). Isso porque somente lá eles terão direito a isenções tributárias que, no final das contas, os ajudarão a ter preços competitivos.

    Vale lembrar, aqui, que a única forma de escoar inicialmente a produção que parte de Manaus (AM) é por via fluvial. Ou seja, as motos precisam ser transportadas por balsas até Belém do Pará e, de lá, por outros meios de transporte para o resto do Brasil.

    De Manaus a Belém, acredite: são 1.650 quilômetros de distância aquática.

    No segundo semestre do ano passado, a região passou por uma seca muito forte, que reduziu os leitos dos rios e criou um gargalo: não havia como as balsas passarem com as cargas.

    A única fabricante de motocicletas presente no país e livre desse problema é a Shineray, que monta suas motos de origem chinesa no Complexo de Suape, perto de Recife (PE). Todas as outras marcas que atuam por aqui têm linhas de montagem em Manaus (AM).

    Fábrica Honda Manaus
    A fábrica da Honda em Manaus (AM) apronta uma moto a cada 21 segundos
    Crédito: Divulgação
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    Quanto tempo uma moto leva para chegar à concessionária?

    Uma moto leva, em média, 15 dias no trajeto entre a fábrica e concessionária. Isso se não houver imprevistos. E estamos levando em conta a logística da Honda - que tem a maior e mais eficiente logística entre as das marcas presentes no Polo Industrial de Manaus (PIM).

    Qual é o preço do frete das motos no Brasil?

    Se, excepcionalmente, o transporte for feito por via aérea, o prazo pode cair para quatro dias. Mas aí o custo é bem maior. Pelas vias normais, o valor é de R$ 1.000 a R$ 2.000, em média, dependendo da marca e do modelo.