Salão de Genebra volta em 2022: relembre os carros

Veja modelos icônicos das últimas 10 edições do evento suíço, que voltará ao calendário em fevereiro do ano que vem

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Salão de Genebra volta em 2022: relembre os carros
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando todos achavam que a pandemia tinha sido a pá de cal nos autoshows, os organizadores do Salão de Genebra trazem a boa nova. O evento suíço voltará em 2022, depois de duas edições canceladas devido à Covid-19. Será a edição de número 91 de um das mais charmosas feiras automotivas do mundo, palco de lançamentos marcantes da indústria.

Enquanto o Salão de Genebra 2022 não vem - será realizado entre os dias 19 e 27 de fevereiro -, relembramos alguns modelos icônicos que debutaram no motorshow. Confira!

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Relembre a última década do Salão de Genebra

Porsche Cayenne (2010)

Porsche Cayenne Genebra 2010
Porsche Cayenne estreou sua segunda geração no motorshow suíço
Crédito: Newspress
toggle button

A segunda geração do Porsche Cayenne apareceu no Salão de Genebra de 2010 com desenho menos esquisitão, motores V6 e V8 e até opção híbrida

Lamborghini Aventador (2011)

Lamborghini Aventador Genebra 2011
Lamborghini Aventador substituiu o Murciélago e deu as caras no Salão de Genebra de 2011
Crédito: Newspress
toggle button

Em 2011, a marca italiana de esportivos apresentou o Aventador. O substituto do Murciélago todo feito de fibra de carbono foi lançado com motor V12 de 700 cv e suspensão com tecnologia da Fórmula 1.

Peugeot 208 (2012)

Peugeot 208 Genebra 2012
Peugeot 208 foi apresentado no evento suíço em 2012 e no ano seguinte foi lançado no Brasil
Crédito: Newspress
toggle button

O 208 apareceu na Europa no Salão de Genebra de 2012. Mais comprido e com o mesmo entre-eixos que o antecessor, já tinha data para lançamento no Brasil, no ano seguinte, para substituir o malfadado e controverso 207 brasileiro (que usava plataforma do 206).

Rolls-Royce Wraith (2013)

Rolls Royce Wraith Genebra 2013
Rolls Royce Wraith, o cupê do Ghost, marcou presença no Salão de Genebra 2013
Crédito: Newspress
toggle button

Com 5,26 metros de comprimento e 3,11 metros de entre-eixos, o modelo de alto luxo botou banca no Salão de Genebra 2013. Apontado como a variante cupê do Ghost, tem um motorzão 6.6 V12 biturbo de 633 cv.

McLaren P1 (2013)

Mclaren P1 Genebra 2013
McLaren P1: superesportivo da marca britânica tinha 375 unidades programadas
Crédito: Newspress
toggle button

O superesportivo deixou muita gente boquiaberta em Genebra com seus dados de desempenho. Com conjunto híbrido (3.8 V8 biturbo + elétrico) e 916 cv de potência combinada, cada uma das 375 unidades do modelo prometia 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e 0 a 300 km/h em 17 segundos!

Ferrari LaFerrari (2013)

Ferrari Laferrari Genera 2013
Ferrari LaFerrari arrancou suspiros na edição 2013 do autoshow suíço
Crédito: Newspress
toggle button

A mítica marca italiana não deixou barato para a McLaren não. No mesmo Salão de Genebra de 2013 apresentou o modelo, até então, mais potente de sua história. Com um 6.3 V12 de 800 cv e dois motores elétricos de 163 cv, a LaFerrari produzia 963 cv e 91,7 kgf.m de torque. O 0 a 100 km/h também se dava em menos de três segundos...

Jeep Renegade (2014)

Jeep Renegade surgiu em Genebra para depois ganhar o mercado brasileiro
Crédito: Newspress
toggle button

O nosso jipinho arretado deu o ar da graça no Salão de Genebra de 2014 e talvez os executivos da marca nem imaginassem o sucesso que  o modelo faria por aqui. Um ano depois, o Renegade começou a ser produzido em Goiana (PE). Desde então, se tornou um dos SUVs compactos mais vendidos do mercado brasileiro.

Ferrari California (2014)

Ferrari California foi renovada e ficou mais potente no Salão de Genebra 2014
Crédito: Newspress
toggle button

A Ferrari adora mostrar suas novidades na Suíça e foi lá, em 2014, que o fabricante mostrou a California renovada. Detalhe, com motor menor, o 3.9 litros turbo no lugar do 4.3, porém com 70 cv a mais, o que totalizou 560 cv.

Hyundai Tucson (2015)

Hyundai Tucson passou a ser produzido em Anápolis(GO) um ano após ser revelado no Salão de Genebra
Crédito: Divulgação
toggle button

Outro brasileiro que debutou no Salão de Genebra. O SUV médio foi lançado na Suíça em 2015 e no ano seguinte começou a ser produzido em Anápolis (GO) pelo Grupo Caoa. Lá, chegou a conviver com suas gerações anteriores: o ix35 e o Tucson de 2007!

Toyota CH-R (2016)

Toyota CH-R era o SUV para brigar com o Honda HR-V, mas ficou só em mercados europeus e asiáticos
Crédito: Newspress
toggle button

Os concessionários da Toyota no Brasil ficaram todos serelepes quando o CH-R foi mostrado no Salão de Genebra de 2016. Seria a resposta da marca ao Honda HR-V (que no começo vendia horrores aqui). Mas tratava-se de um projeto caro e logo foi descartado para o nosso mercado.

Jaguar I-Pace (2017)

Jaguar I-Pace: o primeiro elétrico da marca britânica surgiu no Salão de Genebra 2017
Crédito: Newspress
toggle button

Genebra foi palco para o primeiro modelo 100% elétrico da Jaguar, o I-Pace. O SUV plugado na tomada usa dois motores elétricos que somam 394 cv e 71 kgf.m de torque. Com tração integral, cumpre o 0 a 100 km/h em 4,8 s e promete autonomia de até 480 km.

McLaren Senna GTR (2018)

McLaren Senna foi apresentado em Genebra no ano de 2018 com 800 cv e 0-200 km/h em 6,8 segundos
Crédito: Newspress
toggle button

Em 2018 nosso eterno tricampeão recebeu uma bela homenagem sobre quatro rodas. A McLaren apresentou no Salão de Genebra daquele ano o Senna GTR, um superesportivo com motor 4.0 biturbo de 800 cv e 81,6 kgf.m de torque máximo. O modelo acelera de 0 a 200 km/h em 6,8 s e pode chegar até a 340 km/h. No mesmo 2018, apareceu no Salão de São Paulo.

Pal-V Liberty (2018)

Pal-V Liberty foi um dos carros voadores mostrados no Salão de Genebra de 2018
toggle button

O Salão de Genebra também recebeu carro voador recentemente. A holandesa Pal-V mostrou um veículo com motor a gasolina e autonomia para 500 km de voo. No chão, o alcance é de 1.900 km. Na época, custava de 300 mil a 500 mil euros e o prazo para entrega era de até dois anos. Para "dirigir", de um jeito ou de outro, obviamente, é preciso ter formação de piloto.

Porsche 911 GT3 RS(2018)

GT3 RS no Salão de Genebra de 2018 marcou a despedida desta geração do Porsche 911
toggle button

A marca alemã de esportivos escolheu Genebra para marcar a despedida da antiga geração do 911. E no mais puro estilo "raiz". Na ocasião, a Porsche lançou um GT3 RS reestilizado, com motor aspirado seis cilindros do tipo boxer e 520 cv de potência.

Bugatti La Voiture Noire (2019)

Bugatti La Voiture Noire, o carro mais caro do mundo, foi exibido em Genebra
Crédito: NewsPress/Divulgação
toggle button

O último Salão de Genebra aberto ao público, pelo menos foi com estilo. O evento suíço testemunhou a apresentação do Bugatto La Voiture Noir, o então carro mais caro do mundo - recentemente superado por um Rolls-Royce. A única unidade, inclusive, custava US$ 19 milhões e já tinha sido vendida. Chegou-se a especular que o dono fosse o craque português Cristiano Ronaldo, mas o modelo só ficou pronto agora em 2021 e o seu feliz proprietário continua no anonimato.

Comentários